O Paço do Frevo, equipamento cultural da Prefeitura do Recife gerido pelo idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão, recebe neste fim de semana duas atividades com a coreógrafa, bailarina e pesquisadora franco-caribenha Lénablou, referência mundial no estudo das danças afro-diaspóricas e uma das principais vozes da cena contemporânea franco-caribenha. As ações fazem parte do projeto “Pelos mares eu dancei”, intercâmbio entre Pernambuco e Guadalupe (Caribe francês) desenvolvido para a Temporada França-Brasil 2025 e realizado em parceria com a Oficina Francisco Brennand, Artchipel Scène Nationale de la Guadeloupe e Cie Trilogie Lénablou.
Dias 20 e 21 de setembro, das 10h às 13h, Lénablou se junta à coreógrafa pernambucana Maria Paula Costa Rêgo, fundadora e diretora do Grupo Grial de Dança, para conduzir a imersão “Balança, mas não cai: conexão Caribe-Pernambuco”. Reconhecida internacionalmente pela criação da Techni’ka, linguagem que combina experimentações contemporâneas aos saberes ancestrais do Gwoka (músicas, canções e danças simbólicas da identidade de Guadalupe), a artista caribenha traz ao Recife uma visão singular da dança como espaço de memória, resistência e invenção. Ao lado dela, Maria Paula, referência no diálogo entre tradições populares do Nordeste e linguagens contemporâneas, conduz uma experiência marcada pela escuta, pelo corpo em movimento e pela criação coletiva. Juntas, elas propõem uma oficina de troca intensa entre as corporeidades de Guadalupe e de Pernambuco, revisitadas sob uma perspectiva contemporânea e aberta a novas leituras. O encontro integra o programa “Imersão”, da Oficina Francisco Brennand, e será realizado de forma colaborativa com o Paço do Frevo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
Também no dia 21, a partir das 16h, o público terá a oportunidade de dialogar com a artista em uma edição especial do ciclo “Desvendando Mestras e Mestres”, projeto do Paço do Frevo. A conversa “Desvendando Lénablou” abre espaço para reflexões sobre sua pesquisa e processos criativos, além de aproximar os interessados da riqueza cultural de Guadalupe e de seus pontos de contato com as tradições de Pernambuco. A atividade reforça o papel do projeto como espaço de formação e intercâmbio, unindo mestres e mestras de diferentes manifestações culturais a quem pesquisa e vivencia a cultura no Recife. As inscrições gratuitas podem ser feitas neste link.
LÉNABLOU - Imersa na dança desde os seis anos de idade, Lénablou é coreógrafa, bailarina, educadora e pesquisadora. Já colaborou com nomes como Maurice Béjart e Germaine Acogny e é criadora da Techni’ka, linguagem autoral que articula o Gwoka a práticas contemporâneas. Com PhD em Antropologia da Dança, fundou o Centro de Dança e Estudos Coreográficos e a Cie Trilogie Lénablou, além de dirigir o La Fabrik, Centro Coreográfico de Pesquisa Caribenha. Reconhecida internacionalmente, atua há mais de três décadas como referência nos estudos das culturas afro-diaspóricas e na criação de intercâmbios entre o Caribe e outras regiões do mundo.
Sua vinda ao Recife inaugura uma ponte inédita entre Guadalupe e Pernambuco, reafirmando o Paço do Frevo como espaço de parcerias e de formação, intercâmbio e salvaguarda cultural.PAÇO DO FREVO - O Frevo é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e do Brasil pelo Iphan e um convite à celebração da vida. Em Pernambuco, o Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão. Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do nosso país, o museu atua nas áreas de pesquisa e formação em dança e música e na difusão das agremiações por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas.
O Paço do Frevo é um equipamento da Prefeitura do Recife, com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2025 o museu tem o papel de mantenedor do Nubank e Eletrobras, o patrocínio do Mercado Livre, Instituto Cultural Vale e SulAmérica, e o apoio do Itaú, White Martins, Globo e LATAM Airlines.
SERVIÇO
Imersão “Balança, mas não cai: conexão Caribe-Pernambuco”Com Léna Blou e Maria Paula Costa Rêgo
Dias: 20 e 21/9 (sábado e domingo)
Horário: 10h às 13h
Inscrições gratuitas: clique aqui
“Desvendando Léna Blou”– Ciclo Desvendando Mestres e Mestras
Dia: 21/9 (domingo)
Horário: 16h
Inscrições gratuitas: clique aqui
Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife.
Horários: terça a sexta, 10h às 17h; sábado e domingo, 11h às 18h.
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia), entrada gratuita às terças-feiras.
pacodofrevo.org.br | @pacodofrevoIMPRENSA PAÇO DO FREVOMíddia
AssessoriaPaula Schver, diretora: (81) 98745-0201,
paula@middia.com.br Simone Graf, assessora: (81) 99701-8762, simone@middia.com.br