IRIS+ | Uma nova experiência no Museu do Amanhã

IRIS +

Em comemoração ao aniversário de dois anos, o Museu do Amanhã lançou mais uma grande novidade: a primeira extensão da Exposição Principal, baseada em Inteligência Artificial.  A IRIS+ aprofunda a experiência do visitante no Museu do Amanhã. A assistente cognitiva construída com a tecnologia IBM Watson – plataforma de Inteligência Artificial para negócios – foi desenvolvida para formular perguntas para os visitantes e compreender suas respostas. Ao motivar uma reflexão sobre a atual época geológica em que vivemos, o Antropoceno, a intenção com a IRIS+ é encorajar o visitante a pensar sobre seu papel na sociedade e a agir para um amanhã mais consciente, tolerante e sustentável.

 

Ao chegar ao Museu do Amanhã – um espaço de ciências, que examina o passado, apresenta tendências do presente e explora cenários possíveis para os próximos 50 anos –, o visitante recebe o cartão da IRIS, a nossa assistente virtual. Ao longo do percurso narrativo, que é norteado por perguntas que acompanham desde sempre a humanidade (De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?), esse cartão registra os conteúdos explorados pelo visitante, estimulando a descoberta de novas experiências interativas na Exposição Principal em visitas futuras. 

 

A nova experiência chamada IRIS+ também é acionada por esse cartão (da IRIS). Mas a diferença é que, ao final do percurso, ao lado da área NÓS, a IRIS ganha voz – deficientes auditivos, ou quem preferir, podem conversar por chat – e fala diretamente com o visitante. São seis totens de autoatendimento, sendo dois para uso prioritário de cadeirantes e crianças. O diálogo inicia com a indicação do visitante sobre a sua principal preocupação a partir do que acabou de vivenciar na Exposição Principal. 

 

Como funciona a IRIS+

 

No desenvolvimento da aplicação, foi utilizada a API (Application Programming Inter-faces) Watson Conversation Service (WCS), hospedada na IBM Cloud. A aplicação foi treinada para fazer perguntas e compreender as respostas dos visitantes, guiando um diálogo baseado nos eixos temáticos principais do Museu do Amanhã: sustentabilidade e convivência. 

 

O visitante é questionado sobre como ele poderá atuar sobre sua preocupação e, a partir de sua resposta, a IRIS+ apresentará, por exemplo, projetos de diversas organizações, fundações e instituições do Brasil, cadastradas pela equipe do Museu do Amanhã, que possam levá-lo a um engajamento social.