Gerente geral do Paço do Frevo participa de seminário na Paraíba

Doutora em Antropologia (UFPE) e gerente geral do Paço do Frevo, Nicole Costa participou do Seminário sobre Museus e as Novas Economias, em Campina Grande (PB). O evento reuniu representantes de 94 instituições museais de todo País, que refletem sobre a sustentabilidade e a inovação dos equipamentos culturais. O encontro é realizado pelo SEBRAE em parceria com o Iphan, o Ministério da Cidadania e o Instituto Oi Futuro.

 

Nicole integrou uma mesa redonda com participação de Fabiana Sales, turismóloga e técnica em Assuntos Educacionais do Museu da Abolição e Nara Galvão, representante do Instituto Ricardo Brennand. O debate teve como tema "Como inovar museus em tempos atuais, priorizando criatividade, sustentabilidade econômica e as novas estratégias na área digital".

 

Sobre a gestão do Paço do Frevo, a gerente pontuou o planejamento criativo, com inovação na captação de recursos e desenvolvimento de parcerias, para a criação de uma vasta programação cultural através de diálogos com a comunidade do frevo, representada por artistas, membros de agremiações e fazedores do frevo em geral. O destaque ficou para o recente projeto “La Ursa”, processo coletivo e colaborativo para a economia do frevo que utiliza o Design Sprint como ferramenta para a criação de novos negócios da cultura. O Paço do Frevo é um centro de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão, salvaguarda e valorização do frevo, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.