José Graziano visita exposição temporária do Museu do Amanhã

José Graziano, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) de 2012 a julho de 2019, visitou nesta terça, dia 20 de agosto, a exposição "Pratodomundo – Comida para 10 bilhões", concebida pela equipe do Instituto de Desenvolvimento e Gestão, no Museu do Amanhã. Graziano, ex-ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome e mentor do programa Fome Zero, elogiou a criatividade e a forma eficiente de comunicação da mostra, que tem a FAO como uma das parceiras de conteúdo.

 

A partir da estimativa da FAO de que em 2050 a população mundial será de 10 bilhões, Pratodomundo pretende mostrar ao público caminhos e alternativas para a alimentação, tendo como premissas fundamentais a diversidade na produção, o respeito ao meio ambiente e a qualidade nutricional. Mas também apresentando os desafios para o alcance desses objetivos, como as mudanças climáticas, a redução da biodiversidade, extremos como a fome e a obesidade e a distribuição desigual dos alimentos.

 

"Fiquei muito surpreso ao ver como é possível a gente expor ideias importantes de uma maneira simples e acessível a um público diversificado. Eu vi crianças tocando as telas, jogando, mas vi também pessoas adultas procurando se informar do conteúdo das mensagens. Um aspecto muito positivo é a comunicação. Realmente a exposição alcançou esse objetivo de comunicar mensagens fundamentais", disse.

 

Na visita, mediada pelo curador da mostra, Leonardo Menezes, Graziano destacou ainda a sala das fronteiras agrícolas, onde são expostas alternativas para o cultivo de alimentos, como os oceanos, tundras, florestas e as próprias cidades. "Acho que a sala faz um bom resumo dos desafios do futuro. Gostei, acima de tudo, dessa exposição estar no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro, na fronteira entre o mar e a terra, que eu acho que espelha bem o nosso desafio, o de juntar essas diferentes realidades para pensarmos a alimentação dos 10 bilhões de pessoas que vão habitar o mundo em breve. Não podemos continuar fazendo as coisas da maneira convencional. Isso está muito claro na exposição como mensagem", concluiu.

 

Também participaram da visita Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil e Celso França, também da FAO, além de Juliana Medrado Tangari e Francine Xavier, ambas do Comida do Amanhã