Museu do Amanhã lidera encontro de museus do futuro em Amsterdã

Em parceria com o Museum of Tomorrow International (MOTI), o Museu do Amanhã lidera um encontro entre representantes de museus de vários países que têm em comum o foco no futuro. O evento, que aconteceu em Amsterdã nos dias 28 e 29 de outubro deste mês, selou a criação da aliança batizada de Forms, sigla em inglês para Futures Oriented Museum Synergies. O objetivo é promover intercâmbios de conhecimento e colaborações em projetos de impacto entre os museus convidados, que possuem temáticas e estratégias em comum. 

 

Organizado pelo MOTI, com o apoio do IDG, Instituto Humanize, BMW Foundation, DutchCulture, NEMO Science Museum, Zadelhoff, THNK School of Creative Leadership, Fundesplai e Governo do Reino dos Países Baixos, o Forms pretende construir e fortalecer uma rede de trocas para que instituições culturais engajadas em temas de sustentabilidade e justiça social possam expandir sua influência positiva na sociedade e avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. 

 

"Daqui a menos de dois meses, o Museu do Amanhã vai completar quatro anos e é uma honra que, mesmo com tão pouco tempo de vida, estejamos aqui abrindo hoje este encontro. Tem sido fascinante, nesses quatro anos, participar da trajetória de um museu de ciências que se insere na geração de museus experienciais, que apostam na interatividade e na tecnologia para apresentar suas narrativas. É com muita alegria que nos inspiramos, aprendemos e trocamos muito com aqueles que vieram antes de nós. Temos muito orgulho, para citar dois exemplos de parcerias construídas ao longo desses anos, de nosso diálogo com o Science Museum e de fazer parte do board do UN Live Museum", afirmou Ricardo Piquet, em seu discurso na abertura do evento.

 

A iniciativa nasceu a partir de uma pesquisa realizada pelo MOTI, que identificou uma nova geração de museus, mais engajados com temas sobre o futuro. "O Museu do Amanhã foi uma das primeiras entidades do mundo dessa nova geração de museus do futuro. Prestes a completar apenas quatro anos desde sua inauguração, observamos que o Museu do Amanhã se tornou uma referência global, influenciando a criação e desenvolvimento de novos centros culturais e de ciência orientados para o futuro", comenta o Diretor Executivo do MOTI em Amsterdã Alexandre Fernandes.

 

Um dos destaques do evento será a participação do fotógrafo Sebastião Salgado, que fará uma apresentação sobre a Amazônia a de fim criar um movimento cultural global sobre esse importante bioma para o mundo. Nos dois dias de encontro do Forms, vão acontecer também uma variedade de apresentações e debates, assim como oportunidades de cocriação e trocas entre os convidados participantes. Alguns dos temas que serão abordados se relacionam com grandes questões socioecológicas em escala global. Dr Riel Miller, diretor global de estudos do futuro da Unesco, conduzirá os participantes por um processo de conscientização sobre o Letramento para o Futuro, (em inglês Futures Literacy), apontada pela Unesco como fundamental habilidade no século XXI. 

 

Dentre os museus participantes, destacam-se o Futurium (Berlim), Biotopia (Munique), Museu do Futuro (Dubai), Museu das Nações Unidas (Copenhague), Miraikan (Toquio), Museum of Discovery (Adelaide), NEMO Science Museum (Amsterdam). O Forms reconhece que muitas outras instituições culturais compartilham princípios semelhantes e que portanto esta não é uma rede fechada, mas sim uma rede em construção. O encontro de Amsterdã será o primeiro de uma série de reuniões anuais e a cada nova edição, um leque mais amplo de participantes será incorporado.

 

A principal premissa do Forms é a de que todos os participantes compartilham de missões, visões e aspirações muitas vezes sobrepostas e que, para melhor se aproveitarem desses interesses mútuos, é crucial criar uma plataforma através da qual possam colaborar e trocar ideias. O tema para este primeiro encontro visa explicitar a suposição de que uma rede de troca só será eficaz se todos os participantes puderem compartilhar generosamente seus pensamentos e visões a fim de despertar um senso coletivo de propósito dentro desta nova rede.