Lab Viva Água seleciona projetos de restauração ecológica da Baía de Guanabara

 

No mês em que é marcado o Dia Mundial da Água (22 de março), o IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão) apoia o LAB Viva Água, programa que vai premiar as melhores soluções para a restauração ecológica na região hidrográfica da Baía de Guanabara. As inscrições se encerram na segunda-feira (7) e devem ser feitas pelo site lab.teiadesolucoes.com.br. As ideias selecionadas pelo programa vão receber até R$1 milhão em apoio financeiro.

 

O objetivo do LAB Viva Água, junto com o movimento Viva Água Baía de Guanabara, é reunir os diversos setores da sociedade na luta pela restauração do ecossistema dessa região hidrográfica. A área conta com 172 mil hectares de cobertura florestal e 154 mil hectares de campos e pastagens. Atualmente, abriga mais de 7 milhões de habitantes distribuídos em 17 municípios, e enfrenta um forte processo de degradação que compromete a segurança hídrica e ambiental do estado do Rio de Janeiro.

 

 

Etapas do programa

 

A primeira fase do LAB Viva Água consiste na inscrição dos interessados em participar do projeto. Na segunda fase, que tem início ainda em março, os selecionados participam de workshops e palestras on-line para a cocriação das soluções. Após os encontros virtuais, um comitê julgador vai escolher até 15 projetos para participar da última etapa.

 

Na terceira fase, que acontece em maio, as soluções selecionadas recebem mentorias de aprofundamento dos projetos. A divulgação das melhores propostas está prevista para acontecer em setembro.

 

 

Movimento Viva Água Baía de Guanabara

 

O IDG, alinhado à Agenda 2030 da ONU, faz parte do movimento Viva Água Baía de Guanabara. O movimento reúne diferentes setores da sociedade para promover ações que contribuam com a conservação da natureza e estímulo ao empreendedorismo verde, fortalecendo a segurança hídrica e a adaptação às mudanças climáticas na região.

 

Também fazem parte do movimento a Fundação Grupo Boticário, o Instituto Estadual do Ambiente do RIo de Janeiro (Inea), a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Comitê de Bacia da Baía de Guanabara, o Instituto Humanize, e o Sistema B.