Museu do Amanhã vence prêmio internacional LCD Berlin Awards

Imagem: Tom Maelsa

 

O Museu do Amanhã venceu, pela terceira vez, o LCD Berlin Awards, o prêmio mais importante do mundo para destinos culturais, na categoria “Melhor Experiência Digital em Museus”. O reconhecimento destaca o pioneirismo da experiência do Museu no ambiente digital.

 

A cerimônia aconteceu na noite de quinta-feira (7), em Berlim. O Museu foi representado pelo diretor presidente do IDG, Ricardo Piquet, e pelo curador de Inovação do Museu do Amanhã, Alexandre Fernandes. Sob o comando do IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), o Museu chegou à seleção final ao lado do Louisiana Museum of Modern Art, da Dinamarca, e do Garage Museum of Contemporary Art, da Rússia.

 

“Este prêmio é o reconhecimento da dedicação e da conexão do Museu do Amanhã com o seu público, onde quer que ele esteja. Durante a  pandemia, nós aprofundamos a nossa presença digital em velocidade recorde e oferecemos conteúdos de qualidade para informar, fazer refletir e incentivar as transformações que queremos para o amanhã. Mesmo agora, depois do retorno ao presencial, nós mantivemos esse olhar atento para o conteúdo digital e nossa forma de alcançar pessoas de todo o país”, disse Piquet.

 

O Museu do Amanhã foi reconhecido por sua estratégia digital durante o ano de 2021 e também pelo engajamento de público na internet. Em um ano, o Museu produziu mais de 80 horas de programação digital, criou novos projetos para debater as origens e consequências do Coronavírus – além de uma mostra temporária sobre o tema, com tour virtual disponível no Google Arts & Culture – e muito mais.

 

Como resultado, o canal oficial do Museu no YouTube quadruplicou de tamanho durante a pandemia, tendo crescido 331% entre março de 2020 e dezembro de 2021. No Instagram, o perfil do Museu chegou a alcançar mais de 2 milhões de pessoas e atrair 50 mil novos seguidores por meio deuma publicação sobre a vacina da Covid-19.

 

Inaugurado em dezembro de 2015, o Museu do Amanhã ganhou seu primeiro LCD Award no ano seguinte como “Melhor Museu do Ano da América do Sul e Central”. Em 2018, ganhou novamente, desta vez na categoria de “Melhor Organização Cultural do Ano para promoção de ‘Soft Power’”,  uma expressão usada na teoria das relações internacionais para descrever a habilidade de influenciar indiretamente o comportamento ou interesses da sociedade por meios culturais.

 

O Leading Culture Destinations Award é concedido a instituições, organizações artísticas e cidades que se tornaram destinos culturais. Esta é a sétima edição da premiação que, em parceria com o visitBerlin, tem como objetivo valorizar os destinos que têm sido pioneiros na maneira como se
vivencia a cultura e as viagens atualmente.