Gerente geral do Fundo da Mata Atlântica participa da Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã

Entre os dias 4 e 11 de junho, o Museu do Amanhã realizou uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de proporcionar a troca entre especialistas, comunidade e sociedade civil sobre a construção de um futuros mais sustentáveis. O FMA (Fundo da Mata Atlântica), gerido pelo IDG, participou na sexta (10) dos Diálogos Ambientais, uma série de encontros para debater os principais desafios do uso de recursos naturais e da recuperação de ecossistemas na próxima década.

 

Rogério Lessa, Gerente Geral do FMA, esteve presente no debate com o tema Restauração Florestal - Perspectivas para o futuro que contou ainda com a participação de Rafael Bitante (SOS Mata Atlântica), Thaís Corral (Rede de Desenvolvimento Humano) e Roberta Guagliardi (Instituto Terra de Proteção Ambiental). Rogério falou sobre os cinco anos que o IDG está à frente do fundo e detalhou a importância dos projetos de preservação que são geridos pelo Instituto.

 

“A aplicação dos recursos de compensação ambiental é fundamental para acelerarmos a recuperação ambiental fluminense. Temos um enorme potencial de gerar empregos e fomentar a economia com o fortalecimento de nossos parques. De maio de 2017, quando assinamos o contrato como gestores operacionais do FMA, a abril de 2022, fechamos a realização de 53 projetos, com 17 já concluídos”, explicou o gestor.

 

Entre esse projetos está o Florestas do Amanhã (FDA), que conta com recursos provenientes de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por conta dos impactos do antigo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) – atual Polo GasLub. “O programa tem a meta de recuperar 1.100 hectares até dezembro de 2026. Dezesseis municípios estão contemplados pelo programa, que traça um novo paradigma incorporado à estratégia de segurança hídrica do Estado e à necessidade de preparar as cidades para os impactos da emergência climática”, complementou Rogério.

 

 

Sobre a Semana do Meio Ambiente

 

O Museu do Amanhã preparou uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente. Três grandes atividades pautaram a agenda, que começou dia 4 de junho e se estendeu até dia 11: Feira Fruturos, Diálogos Ambientais e a Mostra Residência Cidade Floresta.

Confira mais informações no site do Museu do Amanhã.