IBGE lança Censo Demográfico 2022 no Museu do Amanhã

 

O IBGE escolheu o Museu do Amanhã para dar início à coleta domiciliar do Censo Demográfico, nesta segunda-feira (1). Nos próximos três meses, a população brasileira será mapeada numa das maiores operações censitárias do mundo. Este é um movimento crucial para os Amanhãs do nosso país.

 

O Censo fornece dados de importância fundamental para a construção e a manutenção de políticas públicas de todas as esferas de governo, sendo a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida população no Brasil. Das grandes regiões até aos lugares de mais difícil acesso, serão levantadas informações como abastecimento de água, destino do lixo e do esgoto, sexo, idade, cor, raça, etnia, língua falada, além de características do trabalho e da renda, entre outros dados.

 

Neste ano de 2022, que marca 150 anos do primeiro censo realizado no país, estima-se que sejam contabilizadas 215 milhões de pessoas. Serão visitados 75 milhões de domicílios, e todas essas informações possibilitarão futuros mais inclusivos para todas as pessoas. Além disso, o Censo é fonte crucial de dados também para as exposições do Museu do Amanhã e reflexões sobre os Amanhãs do Brasil. Outro benefício do levantamento é acompanhar os marcadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 das Nações Unidas, que o IDG endossa.

 

Como você poderá responder à pesquisa?

Você poderá responder o Censo Demográfico de maneira presencial – quando o agente bater à sua porta –, por telefone ou pela internet, com o autopreenchimento. A sua participação é fundamental para o conhecimento do presente e mapeamento futuro do Brasil. Para saber mais acesse o site do Censo 2022.