Museu das Favelas abre as portas, em São Paulo

O Museu das Favelas, equipamento público da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo sob gestão do IDG, abre as portas para o público a partir deste sábado (26). Como marco de inauguração, o equipamento apresenta ao público a exposição FAVELA-RAIZ, uma ocupação-manifesto que representa o primeiro movimento de transformação do Palácio dos Campos Elíseos, sede do museu, reverenciando a memória e as heranças das lutas dos que vieram antes e dos que seguem resistindo na construção desta história.

 

Composta de cinco partes – três internas e duas externas – FAVELA-RAIZ é uma saudação às tradições, à ancestralidade, à maternidade e aos abrigos materiais e afetivos que envolvem os habitantes das favelas de todo o Brasil. No hall de entrada, há esculturas tecidas em crochê, criadas pela artista Lidia Lisbôa com a colaboração de mulheres do Coletivo Tem Sentimento e da Cooperativa Sin Fronteras, grupos de mulheres da vizinhança do Museu.

 

“As exposições e instalações propostas mostram o quanto nós valorizamos os nossos artistas e teóricos. Então, a partir de sua abertura, o Museu das Favelas mostra sua marca institucional, que é dar voz e vez a quem está e sempre esteve construindo, mas que sempre foi invisibilizado. Então se preparem para fazer uma viagem para o outro lado da história”, afirma Carla Zulu, Coordenadora de Relações Institucionais do Museu das Favelas.

 

Na sala expositiva lateral, o visitante poderá conferir uma mostra audiovisual sensorial, com imagens de 20 fotógrafos e produtores de conteúdos de diferentes periferias do Brasil. A instalação, chamada “Visão Periférica", desperta memórias afetivas a partir de imagens das casas, do céu, das festas, da pele, do corpo e de toda a pulsação de vida que existe nas favelas. O desfecho do percurso é uma criação sonora exaltando os diferentes modos de se pensar a beleza, de uma forma mais plural e periférica do que os espelhos dos salões a refletiam em séculos passados.

 

Além da mostra FAVELA-RAIZ , o Museu das Favelas recebe também a exposição “Identidade Preta: 20 anos de Feira Preta”, em celebração ao maior evento de cultura negra da América Latina. Realizada pelo Preta Hub, liderado por Adriana Barbosa, a exposição traz de modo lúdico a história de um dos primeiros eventos de valorização da cultura empreendedora negra e periférica de São Paulo. Como parte da parceria, além da exposição, o Museu das Favelas receberá, no final de semana da abertura, o SPerifas, versão pocket da Feira de Empreendedores. 

 

Serviço

Museu das Favelas

Palácio dos Campos Elíseos

Entrada pela Rua Guaianases, 1024. São Paulo

De terça a domingo, das 9h às 17h (com permanência até as 18hs)

Entrada Gratuita | ingressos poderão ser retirados de forma antecipada no site e, também, de maneira presencial no dia da abertura.