This site uses cookies to guarantee you the best browsing experience. Check out the Privacy Notice.
ONLY NECESSARY ACCEPT ALL

idg news Museu das Favelas inaugura nova exposição em agosto

03/08/2023

O Museu das Favelas- instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão do IDG-  inicia o  mês levando todos os olhares para a periferia. Já está em cartaz  a exposição ‘O Equilíbrio dos Barrancos’, da Associação dos Artistas e Produtores do Centro (ASP) com o programa “Projeto Refúgio”. A mostra exibe mais de 50 trabalhos artísticos de pintura de mais de 30 jovens artistas que participam do Projeto, e que expressa o reconhecimento desses jovens que se encontram em alguma situação de vulnerabilidade, exercendo o direito de ocupar posições de protagonismo dentro de espaços institucionais. Segue em cartaz até primeiro de outubro. 

 Com o objetivo de promover uma experiência de ressocialização para jovens egressos, o Museu das Favelas oferece a oficina “Crochê de Quebrada”, ministrado pelo Coletivo Artesanato Chave. A proposta, que acontecerá nas quartas-feiras do mês de agosto, nos dias 2, 9, 16 e 23, das 14h às 16h, dará aos participantes o aprendizado básico para técnica de confecção de bonés e chapéus. 

 Nos sábados, 5, 12, 19 e 26 de agosto, das 11h às 13h, acontece no Auditório Estouro a Jornada Empreendedora. Ministrado pela empreendedora Gisele Rocha, o projeto desenvolve o conhecimento em gestão de negócios e finanças para agentes periféricos. Já entre as 14h e 16h, o auditório recebe a Jornada Audiovisual, iniciativa que procura o desenvolvimento em técnicas de cinema e fotografia para agentes periféricos. A jornada é conduziada pelo diretor criativo Iago Félix. 

 No sábado (5), o Museu  promove o bate-papo com as escritoras Cristiane Sobral, Dri Reverso e Dinha para a promoção do lançamento de seus respectivos livros: "Caixa Preta", "Eu não sei nadar" e "De passagem mas não a passeio". A iniciativa contará com música ao vivo edará a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o coletivo Me Parió Revolução e suas escritoras, além da venda de livros. 

 A fim de promover uma conexão única e lúdica entre as pessoas, especialmente pais, mães e crianças, no domingo (6), serão realizadas contações de histórias - com Wevs e Isart. Intitulada "De Passinho em Passinho", a oficina conduzirá os participantes por diferentes espaços do museu, proporcionando aprendizado por meio de danças e ritmos. A história será contada em libras e português, incentivando a comunicação corporal e a acessibilidade tátil, visual e auditiva. 

 No sábado, 12 de agosto, acontece a terceira edição da Festa da Favela, o evento acontece no segundo sábado de cada mês. Com início às 11h, esta edição tem como tema o Dia Internacional da Juventude e promove no jardim do Museu discotecagem, feira de empreendedorismo e o Sarau Suburbano Convicto. No final de semana seguinte, também no sábado (19), às 15h, a Sala Visão Periférica, recebe a segunda edição de “O Baile ta On”, com a participação dos artistas Ana Be e Levi Keaniata. A atividade consiste numa ativação de espaços expositivos do Museu das Favelas e funcionará como uma conversa-pocket show, com os artistas musicais, mediado pelo núcleo de educação da instituição. No mesmo horário, na Biblioteca do Museu das Favelas, ocorre o lançamento do livro "A favela dominante: ensaio sobre o modelo periférico", do escritor e pesquisador em gestões educacionais Renê Barbosa. O evento contará com venda da obra, além da discussão do autor com o público sobre a trajetória para construção do livro. 

 Já na última sexta-feira do mês (25), às 17h, acontece o “Pesquisa de cria”, com as organizações: Rede Conhecimento Social e Juventudes Potentes, que debaterão o tema: “Injustiças Estruturais entre jovens da cidade de São Paulo”. Para essa segunda edição, as pesquisadoras representantes das organizações - Emilly Carvalho e Carla Francischette - apresentarão os dados referentes aos desafios enfrentados pela juventude periférica em relação à educação, trabalho, território e saúde. 

 Para finalizar a programação especial do mês de agosto, no dia 27, às 14h, o Auditório Estouro recebe o “Favela Projeta”, com participação especial do Sarau Suburbano Convicto. Segue também em cartaz a exposição “Favela-Raiz: Uma Ocupação Manifesto” que, além de estar disponível para visitação no equipamento cultural, pode ser acessada pela plataforma Google Arts and Culture por todo o mundo. 

 Confira a programação completa em https://www.museudasfavelas.org.br/ 

 Para grupos maiores de 10 pessoas, o Educativo realiza visitas mediadas por meio de agendamento prévio, via formulário. Agora, as solicitações de agendamento podem ser feitas a partir da primeira terça-feira do mês anterior e permanecem abertas enquanto restarem vagas. Visitas espontâneas também poderão ser guiadas em menores grupos. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail agendamento@museudasfavelas.org.br.