This site uses cookies to guarantee you the best browsing experience. Check out the Privacy Notice.
ONLY NECESSARY ACCEPT ALL

idg news Rio de Janeiro ganha Memorial às Vítimas do Holocausto

08/12/2022

O Rio de Janeiro acaba de ganhar um novo espaço cultural: o Memorial às Vítimas do Holocausto, um projeto idealizado por Gérson Bergher, localizado no Morro do Pasmado, em Botafogo. O novo equipamento reúne  histórias pessoais de vítimas e sobreviventes, ressaltando, ao longo de três áreas, como foram suas vidas antes, durante e depois do maior genocídio do século XX. Na última quarta, 7 de dezembro, o equipamento abriu em soft opening e segue recebendo apenas grupos convidados durante todo o mês de dezembro. A abertura para o público em geral está prevista para janeiro, mês em que acontece o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. 

 A partir das histórias de personalidades como Anne Frank, Sigmund Freud, Primo Levi e diversas outras vítimas representantes de minorias perseguidas pelo regime nazista, o Memorial às Vítimas Holocausto tem como objetivo proporcionar aos visitantes uma reflexão e compreensão sobre a importância dos direitos humanos, da democracia, da justiça, da tolerância, da coexistência, da liberdade, do respeito à diversidade e ao pluralismo como valores e princípios éticos fundamentais do ser humano.  

 Na entrada da exposição permanente, o público se depara com fotos e frases emblemáticas de personalidades que foram perseguidas pelo nazismo em um painel de LED, somadas à projeção da chama da vida. Uma experiência interativa convida os visitantes a dar as mãos em um semicírculo e aciona uma frase central, criando um senso de empatia e circularidade da vida. Também são relembradas as histórias de outras minorias perseguidas pelo Holocausto, como negros, ciganos, pessoas com deficiência física ou mental, comunidade LGBTQIA+, testemunhas de Jeová, maçons e opositores do regime nazista. Toda a exposição tem teor educativo e prevê a visita de grupos diversos para uma conversa mais ampla sobre direitos humanos. 

 O Memorial às Vítimas do Holocausto é uma realização da Associação Cultural Memorial do Holocausto, com apoio institucional da Prefeitura do Rio. O Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) é responsável pela implantação museográfica, concepção curatorial e captação de recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.