This site uses cookies to guarantee you the best browsing experience. Check out the Privacy Notice.
ONLY NECESSARY ACCEPT ALL

idg news Museu das Favelas abre as portas, em São Paulo

25/11/2022

Museu das Favelas, equipamento público da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo sob gestão do IDG, abre as portas para o público a partir deste sábado (26). Como marco de inauguração, o equipamento apresenta ao público a exposição FAVELA-RAIZ, uma ocupação-manifesto que representa o primeiro movimento de transformação do Palácio dos Campos Elíseos, sede do museu, reverenciando a memória e as heranças das lutas dos que vieram antes e dos que seguem resistindo na construção desta história.

 Composta de cinco partes – três internas e duas externas – FAVELA-RAIZ é uma saudação às tradições, à ancestralidade, à maternidade e aos abrigos materiais e afetivos que envolvem os habitantes das favelas de todo o Brasil. No hall de entrada, há esculturas tecidas em crochê, criadas pela artista Lidia Lisbôa com a colaboração de mulheres do Coletivo Tem Sentimento e da Cooperativa Sin Fronteras, grupos de mulheres da vizinhança do Museu.

 “As exposições e instalações propostas mostram o quanto nós valorizamos os nossos artistas e teóricos. Então, a partir de sua abertura, o Museu das Favelas mostra sua marca institucional, que é dar voz e vez a quem está e sempre esteve construindo, mas que sempre foi invisibilizado. Então se preparem para fazer uma viagem para o outro lado da história”, afirma Carla Zulu, Coordenadora de Relações Institucionais do Museu das Favelas.

 Na sala expositiva lateral, o visitante poderá conferir uma mostra audiovisual sensorial, com imagens de 20 fotógrafos e produtores de conteúdos de diferentes periferias do Brasil. A instalação, chamada “Visão Periférica", desperta memórias afetivas a partir de imagens das casas, do céu, das festas, da pele, do corpo e de toda a pulsação de vida que existe nas favelas. O desfecho do percurso é uma criação sonora exaltando os diferentes modos de se pensar a beleza, de uma forma mais plural e periférica do que os espelhos dos salões a refletiam em séculos passados.

 Além da mostra FAVELA-RAIZ , o Museu das Favelas recebe também a exposição “Identidade Preta: 20 anos de Feira Preta”, em celebração ao maior evento de cultura negra da América Latina. Realizada pelo Preta Hub, liderado por Adriana Barbosa, a exposição traz de modo lúdico a história de um dos primeiros eventos de valorização da cultura empreendedora negra e periférica de São Paulo. Como parte da parceria, além da exposição, o Museu das Favelas receberá, no final de semana da abertura, o SPerifas, versão pocket da Feira de Empreendedores. 

 Serviço

Museu das Favelas

Palácio dos Campos Elíseos

Entrada pela Rua Guaianases, 1024. São Paulo

De terça a domingo, das 9h às 17h (com permanência até as 18hs)

Entrada Gratuita | ingressos poderão ser retirados de forma antecipada no site e, também, de maneira presencial no dia da abertura.