This site uses cookies to guarantee you the best browsing experience. Check out the Privacy Notice.
ONLY NECESSARY ACCEPT ALL

idg news Museu do Amanhã realiza Revide! Movimentos Para Imaginar Amanhãs

10/11/2022

De 11 a 13 de novembro, o Museu do Amanhã realiza o Festival Revide! - Movimentos Para Imaginar Amanhãs, um convite para que o público debata a emergência planetária sob uma perspectiva de soluções possíveis. Estão programadas a abertura de uma nova exposição, rodas de conversas para refletir sobre práticas inspiradoras capazes de contribuir para a construção de um futuro mais sustentável, além de uma instalação performática  e atrações musicais, que levam as temáticas abordadas para o campo da emoção. 

O evento contará com uma programação de encontros musicais inéditos, com curadoria da cantora e compositora Anelis Assumpção. Os shows extrapolam o ambiente do Museu, reverberando também na Praça Mauá. Entre as atrações musicais já confirmadas estão Rincon Sapiência, que convida Brisa Flow e Kaê Guajajara; Anelis Assumpção, convidando Tulipa Ruiz, Jup do Bairro e Malka, além de Larissa Luz, que participa do show do Ilú Obá de Min com Djuena Tikuna; Banda Black Rio, que convida Tássia Reis; e ainda Juçara Marçal, trazendo Edgar e Jéssica Caitano. A agenda também conta com a participação de DJs como Marta Supernova, Lys Ventura e Glau Tavares. 

 O festival traz também uma palestra de abertura e cinco rodas de conversa, para trocas de perspectivas sobre a crise climática, o racismo ambiental e o modelo econômico que esgota a natureza. No dia 11, às 16h, a escritora Conceição Evaristo, expoente da literatura brasileira, conduz uma palestra que falará sobre a importância e o poder do tempo e da ancestralidade como instrumentos de concretização da liberdade de representar a si própria e a troca de conhecimento a partir das comunidades que mais sofrem os impactos do modelo hegemônico e extrativista de desenvolvimento. 

 Durante os três dias do Festival, a artista Sallisa Rosa se dedica à criação de um espaço metamorfósico com uma instalação performática de longa duração intitulada “Casulo”. Já no primeiro dia, às 17h30, o público poderá conferir uma ação performativa com participação de Tapixi Guajajara. A curadoria da performance é da artista plástica, escritora e psicóloga Castiel Vitorino.

 Para completar a programação, o Museu do Amanhã contará ainda com a abertura da exposição Nhande Marandu - Uma história de etnomídia indígena que traça um panorama da comunicação dos povos indígenas, mostrando suas expressões no passado e como está atualmente com o uso de tecnologias digitais, sem que isso signifique perder o que marca suas identidades. A mostra, realizada pelo Laboratório de Atividades do Amanhã - LAA, conta com a curadoria de Anápuáka Tupinambá, Takumã Kuikuro, Trudruá Dorrico e Sandra Benites e reunirá fotos, programas de tv, filmes, artes visuais, acervos de rádios e livros, que trazem os próprios indígenas como sujeitos comunicacionais.

 A mostra será tema da roda de diálogo Etnomídia Indígena que acontece no dia 12 de novembro, às 14h, reunindo a rapper Katú Mirim e Anápuàka Tupinambá, fundador da primeira rádio indígena brasileira, com mediação da ativista dos Diretos Humanos Artemisa Xakriabá. O Laboratório de Atividades do Amanhã é apresentado pelo Santander.

 O Festival Revide! Movimentos Para Imaginar Amanhãs tem patrocínio master da Volvo, patrocínio da ArcelorMittal e EMS, além do apoio da Aegea/Águas do Rio. 

 Confira a programação no site e redes sociais do Museu do Amanhã.

FacebookI

nstagram