This site uses cookies to guarantee you the best browsing experience. Check out the Privacy Notice.
ONLY NECESSARY ACCEPT ALL

idg news Gerente geral do Fundo da Mata Atlântica participa da Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã

10/06/2022

Entre os dias 4 e 11 de junho, o Museu do Amanhã realizou uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de proporcionar a troca entre especialistas, comunidade e sociedade civil sobre a construção de um futuros mais sustentáveis. O FMA (Fundo da Mata Atlântica), gerido pelo IDG, participou na sexta (10) dos Diálogos Ambientais, uma série de encontros para debater os principais desafios do uso de recursos naturais e da recuperação de ecossistemas na próxima década.

 Rogério Lessa, Gerente Geral do FMA, esteve presente no debate com o tema Restauração Florestal - Perspectivas para o futuro que contou ainda com a participação de Rafael Bitante (SOS Mata Atlântica), Thaís Corral (Rede de Desenvolvimento Humano) e Roberta Guagliardi (Instituto Terra de Proteção Ambiental). Rogério falou sobre os cinco anos que o IDG está à frente do fundo e detalhou a importância dos projetos de preservação que são geridos pelo Instituto.

 “A aplicação dos recursos de compensação ambiental é fundamental para acelerarmos a recuperação ambiental fluminense. Temos um enorme potencial de gerar empregos e fomentar a economia com o fortalecimento de nossos parques. De maio de 2017, quando assinamos o contrato como gestores operacionais do FMA, a abril de 2022, fechamos a realização de 53 projetos, com 17 já concluídos”, explicou o gestor.

 Entre esse projetos está o Florestas do Amanhã (FDA), que conta com recursos provenientes de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por conta dos impactos do antigo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) – atual Polo GasLub. “O programa tem a meta de recuperar 1.100 hectares até dezembro de 2026. Dezesseis municípios estão contemplados pelo programa, que traça um novo paradigma incorporado à estratégia de segurança hídrica do Estado e à necessidade de preparar as cidades para os impactos da emergência climática”, complementou Rogério.

 Sobre a Semana do Meio Ambiente

 O Museu do Amanhã preparou uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente. Três grandes atividades pautaram a agenda, que começou dia 4 de junho e se estendeu até dia 11: Feira Fruturos, Diálogos Ambientais e a Mostra Residência Cidade Floresta.

Confira mais informações no site do Museu do Amanhã.