This site uses cookies to guarantee you the best browsing experience. Check out the Privacy Notice.
ONLY NECESSARY ACCEPT ALL

idg news idg marca Dia do Meio Ambiente com ações em seus projetos

09/06/2021

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão) celebrou duas importantes parcerias para o Rio de Janeiro: no Parque Estadual da Pedra Branca, assinou os primeiros contratos para o plantio de mudas de espécies endêmicas da Mata Atlântica, com o governo do Estado; e no Museu do Amanhã sediou o anúncio da Prefeitura da cidade de um pacote climático, com ações e metas ambientais para 2030 e 2050.

 "Hoje é um dia especial para refletirmos sobre como estamos cuidando e nos relacionando com a natureza. Mas, a pandemia nos mostrou que a pauta ambiental deve fazer parte de nosso dia a dia. É uma honra para o IDG estar hoje ao lado das instituições públicas em projetos que pretendem reforçar o protagonismo do Estado e da cidade do Rio nessa agenda do meio ambiente. A economia verde é um grande ativo nosso. Precisamos agir com urgência para regenerar ecossistemas, preservar a biodiversidade, criar empregos e sonhar com um amanhã melhor para o Rio", diz Ricardo Piquet, diretor-presidente do IDG e diretor executivo do Museu do Amanhã.

 Piquet esteve na cerimônia de reabertura do Parque da Pedra Grande, onde o governador Cláudio Castro plantou a primeira muda do projeto Florestas do Amanhã, que pretende reflorestar mais de 5 mil hectares de áreas de Mata Atlântica em 29 unidades de conservação do Estado. O diretor também prestigiou o anúncio do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS), documento que norteará as metas ambientais da administração municipal. Além do plano, o prefeito Eduardo Paes anunciou a criação do Fórum de Governança Climática e a realização da Rio+30 Cidades, evento que reunirá, no primeiro semestre de 2022, municípios para discutir o papel dos poderes no combate às mudanças climáticas mundiais.

 O Museu do Amanhã também marcou o dia com a realização de oficina para crianças na Horta do Amanhã, projeto mensal que oferece aulas teóricas e práticas sobre plantio, compostagem, descarte, entre outros temas, que reforçam a importância da preservação de áreas verdes nas cidades. A prática da yoga semanal, no canal do YouTube, também será focada no tema ao longo de todo o mês de junho.