This site uses cookies to guarantee you the best browsing experience. Check out the Privacy Notice.
ONLY NECESSARY ACCEPT ALL

idg news Museu do Amanhã será palco do Earthshot Prize 2025, principal prêmio ambiental do mundo

24/06/2025

Evento global criado pelo Príncipe William escolhe o Brasil pela primeira vez e reforça protagonismo do idg na agenda climática internacional

O Museu do Amanhã, equipamento cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro sob gestão do idg, foi escolhido para sediar a cerimônia do Earthshot Prize 2025, uma das maiores premiações ambientais do mundo, idealizada pelo Príncipe William. Esta será a primeira edição da iniciativa na América do Sul, marcada para o dia 5 de novembro, e promete reunir líderes globais, cientistas, filantropos e agentes da transformação ambiental.

A escolha do Museu do Amanhã reafirma seu papel como referência em ciência, inovação e sustentabilidade. Desde a inauguração, o museu se propõe a refletir sobre os futuros possíveis e urgentes do planeta. Agora, ao receber o Earthshot Prize, amplia ainda mais sua atuação como espaço de mobilização internacional para a ação climática.

Criado em 2020, o Earthshot Prize reconhece anualmente cinco iniciativas inovadoras voltadas à preservação ambiental, cada uma premiada com £1 milhão para aceleração de impacto. Em 2025, serão apresentados 15 projetos finalistas em cinco categorias: proteger e restaurar a natureza, limpar o ar, reviver os oceanos, construir um mundo sem resíduos e consertar o clima.

A realização do prêmio no Brasil marca um momento simbólico: este ano, o Museu do Amanhã completa 10 anos e o Pará se prepara para receber a COP30, que acontecerá em Belém em novembro. “O Brasil é um dos países mais biodiversos do mundo. Realizar o Earthshot aqui é uma forma de celebrar e também proteger essa riqueza”, afirmou o Príncipe William em comunicado oficial.

"O Museu do Amanhã e o Earthshot Prize compartilham uma visão comum do futuro e um forte alinhamento de valores. Há uma década, trabalhamos para inspirar soluções para as mudanças climáticas por meio da ciência, do diálogo e da inovação. Ser escolhido para sediar o Earthshot Prize deste ano é um reconhecimento poderoso do impacto que alcançamos”, diz Ricardo Piquet, Fundador e Diretor-Geral do idg.

Nós do idg acreditamos no poder da cultura como ferramenta de transformação e estamos comprometidos em ampliar o alcance de iniciativas que promovam soluções concretas para os desafios ambientais do século XXI. 

O Earthshot Prize 2025 será mais do que uma cerimônia: será um chamado coletivo à ação, em um espaço que, desde sua concepção, convida o público a pensar sobre os caminhos para um futuro justo e sustentável.