IDG celebra a 13ª Primavera dos Museus

Com o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, a 13ª Primavera dos Museus foi celebrada nos equipamentos do IDG com atividades especiais entre os dias 23 a 29 de setembro. No Paço do Frevo, a programação começou com uma edição especial do Observatório do Frevo, programa de interlocuções e pesquisas, que teve a participação de representantes do próprio Paço, do Museu do Homem do Nordeste e do Cais do Sertão. No Museu do Amanhã, a partir de uma instalação de lambe-lambes de diferentes ações realizadas ao longo de quatro anos, os educadores conversaram com os visitantes sobre a importância da relação do museu com a sociedade.

 

Entre as atividades no Paço do Frevo, os visitantes puderam participar de oficinas de instrumentos musicais com materiais recicláveis, oficinas de colagem com elementos carnavalescos e até cinema, com a exibição do documentário “Frevo, Memória e Patrimônio”, produzido pela equipe do Paço. Já as experiências educativas incluíram uma contação de história sobre passistas retratados na exposição fotográfica do museu; uma gincana com curiosidades sobres as agremiações carnavalescas contempladas na exposição de estandartes e flabelo; e uma experiência multissensorial para redescoberta da dança e do próprio corpo com os olhos vendados.

 

No Museu do Amanhã, colaboradores de áreas como educativo, segurança, operacional, captação, comunicação, conteúdo, atendimento ao público, compras, planejamento, serviços gerais, recursos humanos, entre outras, se reuniram numa grande roda no átrio para compartilhar entre si e com o público as suas funções e desafios no dia a dia da instituição.
A Primavera dos Museus é uma iniciativa Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e tem o objetivo de atrair novos públicos aos espaços museais.