Equipamentos do IDG participam da 16ª Primavera dos Museus

De 20 a 25 de setembro, o Museu do Amanhã e o Paço do Frevo, equipamentos sob gestão do IDG, terão uma programação dedicada à 16ª Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus, cujo tema este ano é “Independências e Museus: Outros 200, Outras Histórias”. Por meio de atividades educativas e visitas guiadas, os equipamentos irão provocar o público a refletir sobre a Independência do Brasil, estimulando a pensar a questão através da ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão e da pluralidade de experiências e de interpretações.

 

Museu do Amanhã

 

A atividade educativa “Imersão” ocorrerá de terça (20) a domingo (25), sempre às 15h, e irá propor uma investigação sobre outras narrativas acerca da Independência do Brasil, tomando como referencial a região em que o Museu do Amanhã está instalado, conhecida como Pequena África, e sua relação com a Baía de Guanabara, porta de entrada para a invasão e colonização que se instauraram no país. Inspirada na série Rasuras, de Denilson Baniwa, e no projeto Recartógrafos, do coletivo E/Ou, a atividade irá convidar o público a refletir sobre os 200 anos de história brasileira.  

 

Na terça (20) e no sábado (24), sempre às 11h e às 14h, será realizada a atividade “Trilhar Amanhãs”, uma visita mediada pelos educadores do Museu do Amanhã por sua exposição de longa duração com o objetivo de investigar a existência de brechas no discurso hegemônico sobre a Independência e refletir sobre outras narrativas. 

 

Paço do Frevo

 

No Paço, de terça (20) a domingo (25), a Primavera dos Museus tem o tema “Independência: outros 200 – Decolonizar o olhar” e irá contar com visitas mediadas, oficina, exibição de filmes, debates e visitações especialmente pensadas para ocasião.

 

As visitas mediadas ao museu têm acesso através do ingresso de entrada – R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). A participação na oficina de dança, no cinedebate e no lançamento da Rede de Museus de Pernambuco + Seminário Sistemas Estaduais de Museus é totalmente gratuita.

 

Confira a programação completa dos respectivos equipamentos nos sites e redes sociais.

 

Museu do Amanhã:

Facebook
Instagram

Site

 

Paço do Frevo

Facebook

Instagram

Site