Helena Nader é eleita presidente da Academia Brasileira de Ciências

Imagem: Divulgação

 

A biomédica Helena Nader, membro do Comitê Científico e de Saberes do Museu do Amanhã, e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi eleita na última terça-feira (29) presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo nos 106 anos da instituição.

 

Com mais de 50 anos de carreira científica, Helena possui doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp e pós-doutorado na University of Southern Califórnia. Reconhecida internacionalmente por seus estudos na área da saúde, Helena será empossada durante a Reunião Magna da ABC, que acontece entre os dias 3 e 5 de maio, no Museu do Amanhã. Vice-presidente da Academia desde 2019, a pesquisadora assume o cargo de presidente da instituição para o triênio 2022-2025 e tem como um dos seus principais desafios a luta pela diversidade no campo científico.

 

“Com certeza há uma expectativa por eu ser a primeira mulher, mas a chapa que foi eleita agora tem pessoas de todo o Brasil. Temos uma representatividade regional e temos diversidade de gênero e de especialidades. Estamos todos muito unidos para buscar a educação e a ciência como política de estado para o Brasil e o respeito aos direitos humanos”, afirma Nader.

 

No Museu do Amanhã, Helena Nader é membro do Comitê Científico e de Saberes, criado em 2021, com o objetivo de promover o diálogo entre a ciência moderna e o conhecimento tradicional dos povos indígenas.

 

A cientista possui doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp e pós-doutorado na University of Southern California com bolsa da Fogarty (NIH). Professora titular da Unifesp, pesquisadora 1A do CNPq, membro titular da Academia de Ciências de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências, da World Academy of Science for the Advancement of Science in Developing Countries (TWAS) e da Academia de Ciências de América Latina (ACAL). Atualmente é presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e copresidente da InterAmerican Network of Academies of Sciences (IANAS). É membro de conselhos de agências de financiamento e recebeu diversas honrarias e prêmios nacionais e internacionais.