Museu das Favelas realiza quinto encontro do ciclo 'Ser Favela'

O Museu das Favelas – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, sob gestão do IDG – promoveu, nesta quarta-feira (24), o quinto encontro do ciclo "Ser Favela", em seu canal no YouTube. Desta vez, o tema da live é “Ser educado na favela”, como as experiências, a afetividade e o repertório periférico podem promover processos educativos potentes dentro e fora do Museu. O encontro pode ser conferido na íntegra no vídeo abaixo.

 

 

O "Ser Favela" traz profissionais da educação para uma reflexão sobre os processos educacionais não formais e o seu impacto na construção de outras narrativas pautadas nas experiências afetivas, familiares, subjetivas e vivências de favela. Entre os convidados estão Dayrel Teixeira, morador da Zona Oeste de Manaus, criador e idealizador do projeto Funkeiros Cults que tem o objetivo de incentivar a leitura e quebrar o estereótipo do jovem de periferia; Karla Recife, palestrante e formadora popular, co-fundadora do Frente Favela Brasil; e Pâmela Carvalho, fundadora do Quilombo Etu, coletivo que trabalha a cultura popular a partir de uma perspectiva de educação antirracista.

 

Carla Zulu, Coordenadora de Relações Institucionais e porta-voz do Museu das Favelas, é a mediadora da conversa. “O ciclo de encontros 'Ser Favela' está sendo uma experiência de vida, de ressignificação e ontologia. É poder entender entre os pares que temos histórias para contar. É um encontro de cultura, mas acima de tudo, uma reconexão ancestral”, diz Carla.

 

Programação se estende até o mês de setembro

 

O ciclo de conversas "Ser Favela" conta ainda com mais um encontro confirmado no dia 6 de setembro, com a temática “Ser resistência na favela - Bicentenário da Independência (Agenda Bonifácio) - Resistência, os processos de aquilombamento e a Zona Leste de São Paulo”. A programação acontece no canal do Museu no YouTube, a partir das 15h, e contará com a participação do público. Os encontros contam com tradução em libras e têm classificação indicativa de 10 anos.

 

Siga o Museu das Favelas nas redes sociais:

Instagram

Facebook