Museu do Amanhã e Prefeitura do Rio lançam concurso para premiar pesquisadoras

O Museu do Amanhã e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia anunciaram nesta terça-feira (30), o Edital para o Prêmio Elisa Frota Pessoa, que homenageia a  importante cientista, física experimental e pioneira da atuação feminina na ciência brasileira. A premiação selecionará os melhores artigos científicos escritos por mulheres tendo como tema a relação da ciência e da tecnologia na promoção da igualdade de gênero. Podem participar do concurso pesquisadoras de Graduação, Mestrado e Doutorado das áreas de Ciências Exatas, Biológicas, Sociais Aplicadas e Humanas, que tenham vínculo com Universidades ou outras Instituições de Ensino Superior localizadas no município do Rio de Janeiro. O prêmio total de R$ 170 mil será distribuído entre as categorias e conforme a colocação das autoras de cada um dos artigos contemplados.

 

“Apesar de serem maioria entre as pessoas com doutorado em diversas áreas, as mulheres brasileiras ainda estão em desvantagem quando se fala de posições de destaque na carreira. O concurso pretende contribuir para transformar essa realidade, valorizando a produção científica feita por mulheres, promovendo o reconhecimento e a divulgação de trabalhos de excelência acadêmica que possam trazer soluções para esse desafio. Estamos muito felizes em desenvolver essa iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e esperamos que ela possa inspirar jovens pesquisadoras a ingressar na Academia”, destaca Bruna Baffa, Diretora Geral do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura. 

 

"Um dos maiores obstáculos para que tenhamos mais mulheres nas ciências, principalmente nas exatas, é que elas vejam outras mulheres nessa área com papel de destaque, com sua importância na história e por descobertas inovadoras. Por isso estamos incentivando textos sobre mulheres na ciência como forma de aumentar a visibilidade do papel delas nesse campo. Nossa missão é fazer com que cada vez mais mulheres se interessem pelas áreas científicas e possam ter papel de destaque nas diferentes ciências" - afirmou Tatiana Roque, secretária Municipal de Ciência e Tecnologia.

 

Os trabalhos serão analisados por uma Comissão Avaliadora composta por 12 pesquisadores, sendo 3 por área temática e, no mínimo, 2 mulheres em cada time. A pontuação dos artigos, bem como o regramento da premiação, serão estabelecidas com base em critérios definidos e publicados no Edital. As vencedoras do Concurso receberão uma premiação financeira e participarão da Cerimônia de Premiação, que acontecerá durante a semana de Ciência e Tecnologia no Auditório do Museu do Amanhã, para convidados da comunidade científica do Rio de Janeiro. Os artigos vencedores do Concurso serão publicados em um E-book que será divulgado entre Universidades e órgãos de pesquisa.

 

O Museu do Amanhã promove continuamente programações e debates acerca da valorização feminina na ciência. Entre as iniciativas focadas no tema estão o Mulheres na Ciência e Inovação, voltado para pesquisadoras brasileiras nas áreas de inovação, empreendedorismo, gênero e ciência; Meninas de 10 anos, programa educativo para empoderar meninas em prol da valorização da equidade de gênero na ciência e o Podcast Vocações, Podcast Vocações, cujo objetivo foi investigar a presença das mulheres na ciência brasileira. 

 

Sobre o Museu do Amanhã

 

O Museu do Amanhã é um equipamento da Prefeitura do Rio de Janeiro, gerido pelo IDG-Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

 

Sobre a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia

 

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) é o órgão responsável por promover políticas públicas de fomento, estímulo, capacitação da utilização dos métodos, técnicas e ferramentas tecnológicas, além da aplicação prática do conhecimento científico. O órgão é responsável pelas nove Naves do Conhecimento promovendo o fortalecimento científico e tecnológico no Município do Rio de Janeiro, através de iniciativas de apoio à democratização do acesso ao universo digital.