Museu do Amanhã divulga nova exposição

Neste mês de abril, o telefone celular completa 50 anos, e para mostrar as diversas mudanças pelas quais essa invenção revolucionária passou, o Museu do Amanhã e a Araucária Agência Cultural apresentam a exposição Celular 50, da primeira ligação à próxima geração, que traz ao público uma experiência inovadora, imersiva, sensorial e tecnológica, mostrando não só a história como as transformações sociais provocadas pelo telefone celular.

 

A partir do dia 23 de maio, a exposição estará aberta ao público com recursos audiovisuais, tótens alfanuméricos, painéis e jogos em touch que trazem novidades e informações sobre o protagonista da revolução tecnológica mundial, passando da primeira ligação às próximas gerações. 

 

A narrativa da exposição perpassa seis seções: Buraco Negro, Mobilidade e Liberdade, Popularização e Individualização, Multiplicidade, Excesso e Labirinto de Possibilidades. Em cada uma, o público irá mergulhar em experiências que marcaram as gerações dos aparelhos celulares e seus devidos impactos, com um convite final a reflexão para o que ainda está por vir.  

 

"As exposições que passam pelo Museu do Amanhã oferecem ao nosso público a possibilidade de refletir sobre temas que fazem parte do dia a dia e impactam no nosso futuro. Celular 50, além de contar a história do celular sob a perspectiva da tecnologia, também faz com que a gente pense sobre como ele transformou o modo como nos relacionamos, comunicamos e comportamos ao longo do tempo", explica Bruna Baffa, diretora geral do Museu do Amanhã

 

Os espectadores também terão a oportunidade de conhecer um protótipo original do DynaTAC 8000x, relíquia cedida pela empresa Dyna LLC, do inventor e “pai” do celular, Martin Cooper. Hoje, 5,22 bilhões de pessoas no mundo usam celulares, de 80 a 127 trilhões de palavras são trocadas todos os dias nos diversos aparelhos e, no Brasil, são 250 milhões de números de celulares.

"A inovação está no DNA da Motorola. Desde o lançamento do primeiro celular, o DynaTAC 8000X, até os dias atuais, seguimos trabalhando para levar ao consumidor aparelhos e soluções que transformam o dia a dia e a maneira como nos conectamos com o mundo. Estar presente em uma exposição como esta, que está diretamente ligada à história e legado da Motorola, reafirma o nosso compromisso de oferecer ao público experiências significativas, proporcionando um mergulho ao passado e despertando a curiosidade sobre o futuro", afirma Andrea Brandi, Gerente de Marketing da Motorola Brasil.
 
A exposição Celular 50 é realizada pela Araucária Agência Cultural e o Festival HACKTUDO, em parceria com a Ostra Studio e o Museu do Amanhã, reconhecido e premiado internacionalmente por seu potencial de apresentar “futuros possíveis” para a sociedade. Além de Miguel Colker, a concepção curatorial foi feita por Amarílis Lage, Marina Piquet, Rodrigo Franco e Larissa Canesso. Outros profissionais também contribuíram para o processo de elaboração como o engenheiro Martin Cooper, considerado o “pai” do celular, o criativo Christian Rôças, ex-CEO do Porta dos Fundos e Facebook/Instagram, Paula Martini, Head de inovação do Museu do Amanhã, e Sil Bahia, co-diretora do Olabi. 

Sobre os parceiros da Celular 50:

Celular 50 é apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e  Motorola. Conta com o patrocínio da Claro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Apoio da Mosaico, Bemobi, Afya, Radix e Prill. Correalização do Museu do Amanhã e IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Idealização e produção da Araucária Agência Cultural e do HACKTUDO - Festival de Cultura Digital. Realização da CMX Associados, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

 

 

 

Serviço: 

 

Exposição Celular 50

 

Abertura: 23 de Maio de 2023

Horários de visitação: terça a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados.

 

Local: Museu do Amanhã - Praça Mauá, 1 - Centro do Rio

 

Os ingressos podem ser comprados pela internet e terão hora marcada. As gratuidades também podem ser retiradas online. Mais informações em museudoamanha.org.br.