Museu do Amanhã participa da 26ª Conferência do Icom

 

O Museu do Amanhã é um dos participantes da 26ª Conferência do Conselho Internacional de Museus (Icom), que começou hoje na cidade de Praga, na República Tcheca. Com o tema ​​​​​​o Poder dos Museus, o evento deste ano discute quatro questões principais: sustentabilidade econômica e ambiental; digitalização e novas tecnologias; sociedade civil e construção da comunidade; e liderança e gestão. Além disso, esta edição debate ainda uma nova definição de museu.

 

Representado por Davi Bonela, gerente de Desenvolvimento Cientifico, e Fábio Scarano, professor e conselheiro do Comitê Cientifico e de Saberes do Museu, o equipamento vai propor a criação de uma nova cátedra da Unesco em Antecipação de Futuros. A proposta, a ser apresentada nesta terça (23), é inspirada na noção de que em países bioculturalmente megadiversos, como o Brasil, render-se a um pensamento hegemônico difundido – seja ele político ou acadêmico – é abrir mão de qualquer chance de mudança transformadora.

 

O foco temático da cátedra é concebido na ideia de bem-estar planetário como uma missão comum e de antecipação regenerativa. Esta é a primeira cátedra "Futures Literacy" (letramento em futuros) a ser realizada por um museu.