Museu do Amanhã participa de mesa redonda no Museu da Bolsa do Brasil

Na manhã desta terça-feira (20), Bruna Baffa, diretora geral do Museu do Amanhã, participou da mesa-redonda: Presente e Futuro dos Museus, realizada pelo Museu da Bolsa do Brasil (MUB3) com o objetivo de debater sobre os desafios, tendências e inovações que estão presentes nas pautas dos museus brasileiros. O evento, que aconteceu em São Paulo, contou ainda com a participação de representantes do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Instituto Moreira Salles (IMS), ICOM Brasil e Pinacoteca de São Paulo.

 

Ao lado de Juliana Sá (MASP), Renata Bittencourt (IMS), Renata Motta (ICOM Brasil) e Paulo Vicelli (Pinacoteca SP), Bruna Baffa destacou o compromisso do Museu do Amanhã em pensar sobre as possibilidades de futuro em uma perspectiva de criação e construção coletiva, reconhecendo a tecnologia como parte integradora desse processo, onde o virtual e o real se unem com a finalidade de propor novas reflexões, narrativas e experimentações, gerando um ecossistema de conhecimentos. Bruna enfatizou, ainda, a importância de rompimento com esse lugar estático em que os espaços museais foram colocados, transformando-os em lugares de troca, onde exista a possibilidade de refletir acerca de outros caminhos e outros Amanhãs possíveis.

 

Os participantes da mesa destacaram também a aproximação que os museus tiveram que estabelecer com a tecnologia devido ao período pandêmico, que revelou possibilidades diversas de atuação dessas instituições e a construção de narrativas e experiências que ultrapassam o limite do contato físico.