Ocupação educativa FrevAções segue até domingo (31) no Paço do Frevo

 

Mês de férias escolares, julho tem sido período aberto a atividades que unam lazer e aprendizado no Paço do Frevo. É nesta seara que se encaixa o FrevAções, ocupação educativa em cartaz diariamente no espaço até o próximo domingo (31). Ao todo, são seis opções de programação, que abraça da infância até a melhor idade, realizadas na sala Bajado, com intuito de estreitar ainda mais os laços dos visitantes com este patrimônio cultural da Humanidade.

 

Poesia, contações de histórias e articulações lúdicas, sensoriais, artísticas e corporais, além de momentos de apreciação estética, integram os campos a serem explorados pelos visitantes, sob mediação dos educadores do museu e com um toque de elemento surpresa. Quem estiver visitando o espaço poderá participar da ação do dia.

 

Na atividade Frevo no Ar, o objetivo é mergulhar nas memórias do frevo como arte que pulsa entre ruas durante o Carnaval. Assim, crianças de 5 a 12 anos serão convidadas a experimentar a criação de brinquedos ligados à manifestação, usando palitos, fitas de cetim e outros materiais de decoração. No fim, a criação será utilizada no exercício de passos de frevo.

 

Para o Carteado do Paço, a ideia é utilizar cartas com imagens referentes a passos de frevo. Os visitantes escolhem uma peça e, a partir da imagem selecionada, devem dar movimento ao que é visto, com possibilidade de inovar as maneiras de dançar já catalogadas.

 

Na Contação de Histórias, haverá a leitura ou narração de histórias ligadas ao Frevo, tendo como reforço bonecos e objetos que estimulem o lado lúdico em crianças de 3 a 8 anos, com direcionamento também ao público com Transtorno de Espectro do Autismo (TEA).

 

Outra atividade é o Contando o Frevo, vivência interdisciplinar cuja música é o propósito. A partir de uma tabela que elenca a sessão percussiva das orquestras de frevo, os participantes escolherão sons para representar instrumentos como surdo, pandeiro e caixa, contando e cantando as casas desenhadas. O processo será gravado por meio do WhatsApp, resultando em uma sessão rítmica que poderá ser reproduzida em diferentes andamentos.

 

Soltar a voz é a missão no Karaokê do Frevo, em que o visitante deverá escolher entre clássicos do gênero e fazer bonito na performance. Após o "show", é possível bater um papo com os educadores a respeito da música escolhida, seu processo de composição e as histórias por trás da produção.

 

A Frevo que Transborda complementa a gama de atividades. Nela, os educadores conduzem o público por uma visita a memórias de outros carnavais, culminando em desenhos afetivos – e feitos às cegas.

 

"Toda a agenda da FrevAções carrega uma dimensão de atualização sobre o frevo, nos possibilitando aprender de forma divertida, lúdica. São atividades que reforçam o Paço do Frevo como um museu vivo e de experiências, onde o visitante toma parte na construção da história ativa do Frevo”, desenvolve Carlos Lima, coordenador de Educação do Paço do Frevo. “Além de trazer o protagonismo para o público, a ocupação experimental-educativa FrevAções movimenta saberes e promove uma experiência encarnada no museu, potencializando a arte e a interação", complementa.

 

Todas as dinâmicas da FrevAções estão incluídas no valor do ingresso de acesso ao Paço do Frevo, sem custo extra ou necessidade de inscrição.

 

 

SERVIÇO

Paço do Frevo – Ocupação educativa FrevAções 

Diariamente, até 31 de julho

Onde: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife.

Quando: Terça a sexta, das 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - Entrada gratuita às terças-feiras.

Obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.