Paço do Frevo comemora 9 anos

No Dia do Frevo, comemorado em 9 de fevereiro, tem festa dupla no Paço do Frevo: é também dia de celebrar os nove anos de existência do museu. Para brindar a manifestação que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco e o aniversário do Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo, o Paço e a Prefeitura do Recife, com apoio cultural da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), prepararam uma programação especial e gratuita durante todo o dia, vibrando o tema escolhido para nortear as ações de 2023 da casa: “Frevo vivo”, em alusão às reflexões propostas pela nova exposição de longa duração do Paço, inaugurada em dezembro passado. 

 

DOSES DE FREVO - Ao longo do dia, para ir esquentando, haverá roteiros temáticos mediados, chamados “Doses de Frevo”, para que os visitantes conheçam todos os detalhes da mostra “Frevo vivo”, que ocupa a ala térrea do museu. Acontecem em quatro horários: 10h, 11h, 14h30 e 15h30,  com duração de 1h. Em cada horário, os educadores do museu receberão o público espontâneo, sem necessidade de agendamento prévio, apresentando a exposição sob diferentes temáticas, através de dinâmicas e vivências que incorporam música, dança e história. 

 

São elas: “Elas são Frevo” (10h, visibiliza o protagonismo das mulheres na construção da história do Frevo), “Agremiações e territórios do Frevo (11h, evidencia a relação do espaço da rua/cidade com o surgimento do Frevo e a organização das agremiações), “Patrimônio” (14h30, contempla a importância do conceito de patrimonialização para a cultura popular) e “Negritude” (15h30, conta a história do Frevo a partir das vivências e contribuições da população negra do Recife para o desenvolvimento dessa manifestação cultural). 

 

No dia do Frevo, o Paço também irá oferecer sessões especiais das “Vivências de dança”, aulas de curta duração para quem quer cair no passo, nos seguintes horários: 15h, 15h40, 16h20, 17h. O acesso é gratuito.

 

A partir das 18h30, a programação do palco na Praça do Arsenal irá celebrar a harmonia do diálogo entre o passado e o presente, as tradições e as inovações. A Orquestra Henrique Dias abre os clarins da festa. Em seguida, às 20h, assume a Orquestra Malassombro com o frescor de novos frevos e, para fechar a noite, um encontro de gigantes entre o grupo Guerreiros do Passo, representando as origens do Frevo no passo e nas ruas, e o Maestro Ademir Araújo, o Maestro Formiga, arranjador e compositor dos mais respeitados, acompanhado da Orquestra Popular do Recife, idealizada em 1975 por Ademir e pelo escritor Ariano Suassuna.

 

"A programação é uma grande celebração com três orquestras de sotaques diferentes. A Henrique Dias, que é protagonista na formação de muitos músicos de Recife Olinda; a Malassombro, que faz uma leitura muito interessante do Frevo de Bloco, uma poesia contemporânea; e a Orquestra Popular do Recife, do genial Maestro Formiga. Convidamos ainda os Guerreiros do Passo para contar a história do Frevo através da dança", diz Mery Lemos, gerente de conteúdo e Escola Paço do Frevo.

 

 

PAÇO DO FREVO - O Paço do Frevo é reconhecido pelo IPHAN como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela UNESCO e pelo IPHAN, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.

 

 

SERVIÇO

 

“Doses de Frevo”

Roteiros temáticos mediados na “Frevo vivo”
10h, 11h, 14h30 e 15h30 

1h de duração

Entrada gratuita

 

Vivências de Dança
15h, 15h40, 16h20 e 17h

Entrada gratuita

 

Apresentações | palco Praça do Arsenal
18h30: Orquestra Henrique Dias

20h: Orquestra Malassombro     

21h30: Guerreiros do Passo e Orquestra Popular do Recife com Maestro Formiga       

Acesso gratuito

 

Paço do Frevo - Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feiras
*Confira aqui a política de gratuidade do museu