Paço do Frevo comemora Dia Nacional do Frevo com programação gratuita

Para festejar a data, marcada em 14 de setembro e instituída em 2009, o Paço do Frevo terá show gratuito do Quinteto Violado. Com 50 anos de carreira, o grupo fará uma apresentação especial, acompanhado de metais e das passistas Maria Flor, Joana Rosas e Marcela Felipe, colocando todo mundo para “frever” na área externa do museu, nesta quarta (14), às 19h.

 

Pela manhã, haverá Vivências em Dança, uma experiência direcionada a todos os públicos. São aulas curtas de Frevo a partir da experimentação de passos básicos que possibilitam ao participante a elaboração e o exercício do improviso, respeitando a diversidade e singularidades de cada corpo. As Vivências serão ministradas pelo passista e professor Henrique Braz, com quatro opções de horários: 10h30, 11h, 11h30 e 12h. Em comemoração à data, o acesso ao museu e às Vivências em Dança será gratuito, basta chegar.

 

Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, o Frevo recebeu esse título do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no dia 9 de fevereiro de 2007, marcando os 100 anos da data do primeiro registro da palavra “Frevo”, encontrada pelo historiador Evandro Rabelo, falecido em 2015. Foi no Jornal Pequeno, do Recife, um dos grandes jornais da época, ao noticiar a programação carnavalesca de várias agremiações. 

 

Mas não é apenas perto do Carnaval que se evidencia o Frevo. O ritmo, que pulsa e vive o ano todo no Paço do Frevo, tem no 14 de setembro uma segunda efeméride anual, também em referência à imprensa. Dessa vez, por causa do nascimento do jornalista Osvaldo de Almeida, que contribuiu de forma significativa para a circulação do vocábulo “Frevo” na mídia. 

 

Nesta quarta-feira (14), o palco montado na área externa do museu vai receber o Quinteto Violado. Marcelo Melo (voz e violão), Ciano Alves (flauta), Roberto Medeiros (voz), Dudu Alves (voz e teclado) e Sandro Lins (baixo) estarão em cena com participações de João Alves (bateria), Rubinho Petty (percussão), Waleson Queirós (guitarra) e o naipe de metais com Derivaldo, Geony e Jefferson. Com concepção e direção musical de Dudu Alves, arranjos do próprio grupo e direção e produção geral de Pedro Francisco de Souza, a apresentação será inspirada na concepção do espetáculo que abriu o Carnaval do Recife de 2018 no Marco Zero. Batizada de “Frevo”, contará a história do gênero, com passagens de Frevos de Rua, de Bloco e Canção. 

 

O Quinteto será acompanhado pelas passistas profissionais Joana Rosas, Marcela Felipe e Maria Flor, todas recifenses, com coreografias próprias e colaboração da coordenadora de Dança do Paço do Frevo, Anne Costa, na direção de movimento. 

 

SERVIÇO
 

Dia Nacional do Frevo com show do Quinteto Violado
Dia 14 de setembro (quarta-feira), às 19h
Área externa do Paço do Frevo
Acesso gratuito