Paço do Frevo realiza a terceira edição do seminário Patrimônios Inquietos

 

O Paço do Frevo realiza, entre os dias 25 e 28 de agosto, o 3º Seminário Internacional Patrimônios Inquietos. O evento, que faz referência ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em agosto, tem como tema central “Festividades Imateriais para além dos Ciclos Sazonais” e contará com palestras e rodas de diálogo, intercâmbio cultural com instituições estrangeiras, encontro de pesquisadores do Frevo e outras ações educativas e de fomento à cultura, com programação gratuita e em formato híbrido.

 

Haverá discussões como o papel das instituições na articulação entre os saberes e as práticas voltadas para o patrimônio, sobre como romper sua sazonalidade para além dos ciclos festivos e também como pensar novas possibilidades conceituais em torno dos patrimônios culturais.

 

Tendo em vista que uma efetiva sustentabilidade das práticas culturais requer mobilização de grandes públicos e entendendo que o museu é uma potente ferramenta de transformação social, o coordenador de Educação do Paço do Frevo, Carlos Lima, explica que o seminário nasceu com o intuito de articular os saberes entre o Frevo e seus fazedores, além de estabelecer diálogos junto a outros patrimônios e instituições do Brasil e do mundo. “Espaços como esse, ao comunicarem para um grande público e para um público direcionado, atuam nesse lugar de manter dinâmica, viva e inquieta a atividade contemplativa, vivencial, experiencial, reflexiva e investigativa sobre os patrimônios e os bens culturais”, diz Lima.

 

Patrimônios em festa

No primeiro dia de programação, pautado pelo tema “Patrimônios em Festa”, um debate com participação da pesquisadora mexicana Alma Meza e do pesquisador e fazedor de Frevo Amilcar Bezerra promoverá uma aproximação entre o Frevo e o Mariachi, declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade e reconhecido como a alma cultural do México. Em um segundo momento, o diálogo se desdobrará sobre os processos que envolvem a comunicação e a salvaguarda dos patrimônios que se projetam nas ações educativas dos museus, com participação da mestra Glenda Cabrera, do setor Educativo do Museu Nacional de Antropologia do México, e da educadora Beatriz Rocha, do setor de Educação do Paço do Frevo.

 

A programação começa às 14h, na plataforma on-line Zoom, com mediação de Carlos Lima e tradução simultânea entre o português e o espanhol.

 

Evocação 2021 – Inquietações de Outros Carnavais

No segundo dia do seminário o tema é “Evocação 2021 - Inquietações de outros carnavais”, dando visibilidade aos estudos publicados no número mais recente da revista Ventilando Acervos. O debate contará com as participações dos editores da publicação Rafael Moura, do Museu Victor Meirelles (SC), e Walter Pereira Júnior, do Centro de Memória e de Acervo do Cacique de Ramos (RJ). Também estarão junto as pesquisadoras Renata Menezes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Desirree Reis, do Museu do Samba (RJ), e Carmem Lélis, da Casa do Carnaval (PE), além de Xiko Lima, do Afoxé Filhos de Gandhy (BA).

 

A programação começa às 14h, no Zoom, com mediação da coordenadora de Música do Paço do Frevo, Fernanda Pinheiro. A participação é gratuita, mas é necessário realizar inscrição prévia no site do Paço do Frevo.

 

Pesquisadores do frevo

No sábado, 27 de agosto, em formato presencial, o Paço promove o V Encontro de Pesquisadores do Frevo, buscando estimular o intercâmbio e a produção de novas pesquisas e experiências sobre o universo cultural do Frevo, partindo da premissa de que falar, debater e pesquisar sobre o ritmo durante todo o ano é uma forma de dessazonalizar o gênero. No encontro, o “pesquisador do frevo” tem sentido ampliado e contempla as comunidades do Frevo, pesquisadores da academia, produtores culturais e demais interessados no tema.

 

Na programação estão ainda as Rodas de Diálogos, onde serão apresentadas e debatidas as iniciativas inscritas pelos participantes, a partir das 9h30. A partir das 14h, será oferecido o minicurso “Perspectivas para uma historiografia das festas e do Carnaval”, com a historiadora Rita de Cássia Araújo, onde será abordado o desenvolvimento do campo de pesquisa das festas, do Carnaval e do Frevo no Brasil, indicando os ganhos que esses estudos trouxeram e quais temas e segmentos merecem novas provocações.

 

Errância passista

No domingo (28), encerrando a programação do seminário, teremos o Panorama Dança Frevo, com o lançamento do livro “Errância passista”, fruto mais recente das pesquisas e experiências com o Carnaval – em especial com o Frevo –, da artista e pesquisadora Valéria Vicente. O momento contará com roda de diálogo e de passos, com participação dos passistas e artistas da dança que colaboraram com a elaboração da pesquisa publicada. O lançamento terá, também, a participação das orquestras Zezé Corrêa (PE) e Meia-Noite (PB). A participação no lançamento é gratuita para os visitantes do museu que acessarem o espaço através do ingresso do espaço.

 

Os valores são R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

 

SERVIÇO

 

3º Seminário Internacional Patrimônios Inquietos

De 25 a 28 de agosto, em formato híbrido

 

25/08: Patrimônios em Festa

14h às 17h

On-line através do aplicativo Zoom 

 

26/08: Evocação 2021 - Inquietações de outros carnavais

14h às 17h

On-line através do aplicativo Zoom 

 

27/08: V Encontro de Pesquisadores do Frevo 

9h30 às 12h30 – Rodas de diálogo

14h às 18h – Minicurso com Rita de Cássia Araújo

Presencial

 

28/08: “Corpos Inquietos” – Lançamento do livro “Errância passista”, de Valéria Vicente

16h – Roda de falas e de passo

17h30 às 18h20 – Venda de livros e autógrafos: 3º andar (entrada da Praça do Frevo)

18h20 – Orquestra Meia-Noite (João Pessoa): saída em cortejo pelo entorno do Paço

 

Inscrições: https://pacodofrevo.org.br/paco-do-frevo-realiza-a-terceira-edicao-do-seminario-patrimonios-inquietos/