Entre Museus

Museu do Amanhã e a Fundação ENGIE apresentam o Entre Museus, um projeto de mobilização social e cultural. Ele se desdobra em uma série de ações desenhadas especialmente para alunos e professores de escolas e organizações sociais da região portuária do Rio, os nossos vizinhos. 
 

Um dos nossos desafios é oferecer um acesso mais democrático aos residentes da nossa vizinhança, especialmente as crianças e os jovens da região portuária, contribuindo para a expansão de seus conhecimentos e potencialidades. Nosso principal objetivo é capacitar e incluir a população local na fruição cultural, incentivando-os a entrar nos mundos da ciência, das artes e da cultura e, assim, construir e expandir caminhos para a cidadania plena. E também, acompanhar e participar do desenvolvimento social da região, convidando o morador a ser o protagonista dessas ações e a se reconhecer como agente transformador de sua comunidade.

 

O projeto contempla uma programação de visitas mediadas ao Museu do Amanhã, em conjunto com mais de 20 Museus da cidade e seu entorno. Além das visitações, o projeto realiza atividades complementares com o objetivo de fortalecer os laços entre as escolas, os Museus e os espaços de cultura locais, e mais do que tudo, apresenta a cidade e sua história a partir de cada trajeto. 

 

Essas atividades se dão a partir da organização de encontros entre educadores de Museus, onde trocam ideias e constroem os conteúdos das visitações; a facilitação do acesso dos conteúdos dos Museus para as escolas, com visitas periódicas e trocas de informação; a construção coletiva de um grande seminário em parceria com a municipalidade, através da Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e Museus parceiros, apresentando os Museus como potentes ferramentas de educação, voltado para professores e pessoas envolvidas com educação. E também, a realização de uma grande feira de Museus e escolas, apresentando ao grande público a troca de experiências ao longo de todo o processo.

 

Confira mais informações no site do Museu do Amanhã.