IDG FIRMA PARCERIA PARA AÇÕES NO CAIS DO VALONGO

Cais do Valongo, região portuária do Rio de Janeiro. | Foto: Carlos Kulps

 

Em meio à celebração da Semana da Consciência Negra, o IDG, a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, o IPHAN e o Consulado Geral dos EUA firmaram parceria para o desenvolvimento de ações de conservação e consolidação do sítio arqueológico do Cais do Valongo, na região portuária do Rio.

 

Neste primeiro momento, serão realizadas a restauração do pavimento original de pedras, drenagem das águas da chuva e ainda reforço estrutural das paredes, fundações e superestrutura. O objetivo é que as ruínas funcionem como um museu a céu aberto, um recorte do passado que deverá ser preservado, respeitando os valores artísticos e históricos envolvidos.

 

“Nós do IDG estamos muito felizes com esta parceria, que nos permitirá contar a história do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, ressignificando um momento doloroso de nosso passado recente, a escravidão, num ambiente de reflexão e de valorização da cultura de matrizes africanas - marcada, sobretudo, pela luta e pela resistência - assim como em um local de promoção e defesa de Direitos Humanos”, lembra Piquet.

 

O projeto tem o patrocínio do governo americano através do Fundo dos Embaixadores dos Estados Unidos para a preservação cultural.

 

Cabe destacar que o Cais do Valongo foi considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, em 2017, por ser o único vestígio material do desembarque de cerca de 1 milhão de africanos escravizados nas Américas.  Esta é a primeira grande intervenção no local desde a obtenção do título e tem, entre outros objetivos, a missão de difundir o valor histórico do local.

 

-------------------------------------------------
Foto: Carlos Kulps - Consulado Geral dos EUA - RJ