IDG lança edital para Programa Florestas do Amanhã em parceria com Governo do Rio

 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, lança nesta quinta-feira (29/10) o edital da primeira fase do programa “Florestas do Amanhã”. O projeto irá reflorestar 1,1 mil hectares de Mata Atlântica no estado com o plantio de 2,5 milhões mudas de espécies endêmicas do bioma em 29 unidades de conservação, e em outras áreas prioritárias espalhadas pelo território fluminense.

 

Na primeira fase do programa, o IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), gestor operacional do projeto, publicou o edital de contratação de empresas para iniciar o reflorestamento dos primeiros 544 hectares. A expectativa é iniciar o plantio dentro do calendário agrícola. Além da restauração de parte da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em diversidade do mundo e o segundo mais ameaçado de extinção, a iniciativa tem um grande impacto na economia do estado, pois vai gerar empregos e renda para a população.

 

 

A pauta ambiental precisa ser constantemente discutida e institucionalizada.

 

 

"Este projeto é a soma de muitos esforços. E graças ao trabalho conjunto da Secretaria do Ambiente com o Ministério Público estamos tornando isso realidade. A pauta ambiental precisa ser constantemente discutida e institucionalizada. Com esse programa, o Estado do Rio se torna pioneiro na questão da restauração", explica o governador em exercício Cláudio Castro.

 

O Programa Florestas do Amanhã beneficiará as cidades que fazem parte da Região da Bacia Hidrográfica V: Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Magé, Guapimirim, Itaboraí, Maricá, Niterói, São Gonçalo, Tanguá, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.

 

 

O 'Florestas do Amanhã' contribui ainda para recuperarmos a agenda do desenvolvimento sustentável no Estado, na preservação da biodiversidade e na segurança hídrica, além de assegurar a geração de empregos a longo prazo, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

 

"A garantia de restauração de um território extremamente vulnerável, num cenário de emergência climática, posiciona o Rio com o que há de mais avançado em governança ambiental. O 'Florestas do Amanhã' contribui ainda para recuperarmos a agenda do desenvolvimento sustentável no Estado, na preservação da biodiversidade e na segurança hídrica, além de assegurar a geração de empregos a longo prazo, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU", afirma o diretor-presidente do IDG, Ricardo Piquet.

 

 

Retomada econômica e geração de emprego

 

Mesmo em um período de grande desafio econômico, o Estado do Rio tem olhado com responsabilidade para as questões ambientais. A restauração florestal garante não apenas o desenvolvimento sustentável, mas também o crescimento econômico do estado. Apenas na primeira fase do projeto, até cinco mil empregos devem ser criados.

 

"O programa 'Florestas do Amanhã' reafirma o compromisso do Estado do Rio com o meio ambiente e ainda promove a geração emprego para inúmeras famílias de diversos municípios. Em um momento frágil da economia, investir no meio ambiente é investir no desenvolvimento", destaca o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

 

Foto: Waranont Joe, no Unsplash