Com medidas de segurança, IDG inaugura exposição temporária sobre a pandemia no Museu do Amanhã

 

Em meios aos desafios impostos pelo coronavírus, o IDG planejou, idealizou e inaugurou, no dia 4 de março, a nova exposição temporária do Museu do Amanhã: “Coronaceno - Reflexões em tempos de pandemia”. Produzida em parceria com a Globo, a GloboNews e a Fiocruz, a mostra ficará em cartaz até o dia 30 de maio e terá também uma versão virtual no Google Arts and Culture.

 

Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária implementados no Museu desde a reabertura ao público, em setembro do ano passado, Coronaceno pretende sensibilizar os visitantes para a importância da ciência, da cultura, da educação e da preservação do meio ambiente como proteção contra a Covid e também como antídotos contra novas pandemias.

 

“A exposição foi pensada justamente para trazer ao público mais informações sobre a pandemia, mostrando como surgem as pandemias, o que devemos fazer para evitá-las e como nos proteger quando elas surgem. A sociedade precisa saber que a preservação da natureza e da biodiversidade é essencial desde já para mantermos o equilíbrio no planeta. No caso do coronavírus, manter o distanciamento, usar a máscara, fazer a higienização correta são pontos que estamos reforçando a todas e todos que vêm ao museu”, afirma Ricardo Piquet.

 

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, esteve no museu no dia da inauguração. “Temos que falar dos futuros possíveis, e esses, na visão da Fiocruz, precisam estar exatamente nesses espaços de convivência, de reflexão, de relação entre a ciência e a sociedade, tendo a cultura como elemento central de construção de uma visão de futuro”, afirmou.

 

Também visitaram a mostra o secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, e o presidente executivo da Globo Jorge Nóbrega.