IDG marca Dia do Meio Ambiente com ações em seus projetos

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão) celebrou duas importantes parcerias para o Rio de Janeiro: no Parque Estadual da Pedra Branca, assinou os primeiros contratos para o plantio de mudas de espécies endêmicas da Mata Atlântica, com o governo do Estado; e no Museu do Amanhã sediou o anúncio da Prefeitura da cidade de um pacote climático, com ações e metas ambientais para 2030 e 2050.

 

"Hoje é um dia especial para refletirmos sobre como estamos cuidando e nos relacionando com a natureza. Mas, a pandemia nos mostrou que a pauta ambiental deve fazer parte de nosso dia a dia. É uma honra para o IDG estar hoje ao lado das instituições públicas em projetos que pretendem reforçar o protagonismo do Estado e da cidade do Rio nessa agenda do meio ambiente. A economia verde é um grande ativo nosso. Precisamos agir com urgência para regenerar ecossistemas, preservar a biodiversidade, criar empregos e sonhar com um amanhã melhor para o Rio", diz Ricardo Piquet, diretor-presidente do IDG e diretor executivo do Museu do Amanhã.

 

Piquet esteve na cerimônia de reabertura do Parque da Pedra Grande, onde o governador Cláudio Castro plantou a primeira muda do projeto Florestas do Amanhã, que pretende reflorestar mais de 5 mil hectares de áreas de Mata Atlântica em 29 unidades de conservação do Estado. O diretor também prestigiou o anúncio do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS), documento que norteará as metas ambientais da administração municipal. Além do plano, o prefeito Eduardo Paes anunciou a criação do Fórum de Governança Climática e a realização da Rio+30 Cidades, evento que reunirá, no primeiro semestre de 2022, municípios para discutir o papel dos poderes no combate às mudanças climáticas mundiais.

 

O Museu do Amanhã também marcou o dia com a realização de oficina para crianças na Horta do Amanhã, projeto mensal que oferece aulas teóricas e práticas sobre plantio, compostagem, descarte, entre outros temas, que reforçam a importância da preservação de áreas verdes nas cidades. A prática da yoga semanal, no canal do YouTube, também será focada no tema ao longo de todo o mês de junho.