Museu do Amanhã apresenta programação 2022

 

O Museo do Amanhã anunciou na última segunda-feira (14), durante uma coletiva de imprensa, a programação 2022. Maria Garibaldi, Diretora Executiva do Museu, e Leonardo Menezes, Diretor de Conhecimento e Criação, apresentaram o tema do ano “Sobre vivências: a vida que queremos”, que trará iniciativas e projetos que aproximam o público de assuntos como ciência, educação, meio ambiente, saúde e democracia. “As exposições ‘Fruturos - Tempos Amazônicos’, que segue em cartaz até junho, e a de Sebastião Salgado estão alinhadas com o macrotema da regeneração, que também inclui diversas outras atividades ao longo do ano.

 

Já para falar sobre democracia e liberdades, o ‘Amanhãs do Brasil’ trará olhares sobre educação, justiça climática, informação de qualidade e cultura. A longevidade com qualidade será abordada a partir da exposição sobre o coração e com as diferentes programações ligadas a essa perspectiva de como é possível termos qualidade de vida e cidades mais saudáveis”, destacou Leonardo Menezes.

 

O retorno das terças gratuitas, com patrocínio da CCR

Os gestores anunciaram também que está de volta a gratuidade para todos os visitantes às terças-feiras. “O Museu do Amanhã busca manter o diálogo com o público e, a partir do que ouvimos, entendemos que a volta das terças gratuitas era um pedido recorrente. Agora, com o apoio da CCR, podemos possibilitar este benefício aos visitantes e trazê-los para ainda mais perto de nós. Esta iniciativa faz parte do nosso compromisso de fazer com que o acesso à cultura seja um bem de todos”, disse Maria Garibaldi.

 

Democracia e Meio Ambiente em debate e Sebastião Salgado em exposição

O Museu realizará ao longo do ano o Amanhãs do Brasil, que promove a discussão de temas fundamentais para o futuro do país, contribuindo para a expansão e o aprofundamento do debate que precede as próximas eleições presidenciais. A iniciativa propõe uma multiplicidade de formato e linguagem que reúne roda de conversas, oficinas, falas inspiradoras e apresentações artísticas. Serão cinco encontros presenciais e abertos ao público, com a participação de especialistas debatendo assuntos importantes no contexto da democracia. Entre os convidados confirmados estão a líder indígena Txai Suruí, a cientista Nina da Hora, o jornalista Marcos Luca Valentim, a biomédica Helena Nader e o advogado Cláudio Lins de Vasconcelos.

 

Para marcar a Semana do Meio Ambiente, o Museu do Amanhã promoverá, do dia 5 a 11 de junho, uma rodada de painéis, palestras, rodas de conversa e sessão de documentários. Entre os temas estão: mudanças climáticas, preservação dos oceanos, Baía de Guanabara, metrópoles sustentáveis, regeneração florestal e ativos sustentáveis. Depois de passar por Paris, Roma, Londres e São Paulo, a exposição Amazônia, do fotógrafo Sebastião Salgado, chegará em julho ao Museu do
Amanhã. A mostra revela o resultado de sete anos de experiências e expedições fotográficas pela Amazônia brasileira.

 

Alinhado ao Congresso Mundial de Cardiologia, que será realizado de 13 a 15 de outubro de 2022, no Rio de Janeiro, em conjunto com 77º Congresso brasileiro de Cardiologia, o Museu do Amanhã conceberá e apresentará uma exposição sobre Coração e Longevidade, abordando questões ligadas à saúde cardiovascular e à conexão entre a maior expectativa de vida e um olhar multidisciplinar para o coração. Entre os temas que permearão a mostra, que ocupará todos os espaços do Museu de forma inédita, estão o coração como guardião das emoções e sua representação ao longo da história da arte; a anatomia do coração; saúde e sociedade; inovação no tratamento da saúde do coração e a conexão da longevidade com a maior qualidade de vida.

 

Ainda dentro da programação, está prevista a Ocupação Antropoceno, projeto que reunirá cientistas, artistas, ambientalistas, gestores, agentes, governos, instituições e sociedade, em múltiplas atividades, realizadas em diversos lugares da cidade, para pensar, vivenciar, colaborar e atuar juntos a favor do presente e futuro do nosso planeta. O objetivo da iniciativa é apresentar reflexões e ações sobre o impacto do ser humano na Terra e a urgência de construirmos um equilíbrio para o planeta. O projeto contará com o patrocínio ArcelorMittal, Repsol Sinopec Brasil e Volvo Group e o apoio da EMS.

 

Além das novidades, em 2022 o Museu dará continuidade a projetos como o Inspira Ciência, que tem patrocínio da IBM, e o Mulheres na Ciência, fruto da parceria com o Conselho Britânico e patrocínio da Shell. O primeiro é um programa de formação de professores da educação básica, que aborda temas fundamentais em Astronomia, Geologia, Biologia e Ecologia. Já o Mulheres na Ciência é voltado para pesquisadoras brasileiras das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática, e visa fortalecer a liderança feminina na inovação de base científica e tecnológica.

 

À frente do Museu do Amanhã, o IDG segue no caminho de promover atividades que envolvam os públicos em debates importantes para o presente e o futuro da Humanidade.