Museu do Amanhã leva experiência imersiva inédita para o 8º Fórum Mundial da Água

O Museu do Amanhã leva para a Vila Cidadã do 8º Fórum Mundial das Águas – de 17 a 23 de março – em Brasília – uma experiência inédita inspirada no percurso narrativo de sua Exposição Principal. Trata-se de uma réplica do Cubo da Matéria, que traz diversas imagens do planeta Terra em fotografias espaciais do Planeta Azul, capturadas pela Nasa, a  agência espacial americana. Com dimensões de aproximadamente 7m x 7m x 5m, a atração ficará instalada logo na entrada do pavilhão instalado no Estádio Nacional Mané Garrincha convidando o visitante a saber mais sobre o planeta e a maneira como ele é impactado pela ação do homem. A experiência foi concebida pelo Museu do Amanhã com o patrocínio da Shell. 

 

Na área externa do cubo, o visitante tem uma visão unificada da Terra, tal como a avistou o cosmonauta russo Yuri Gagarin. Ela é vista não em sua forma fragmentada, em países ou continentes, mas como um astro único. No interior do cubo, as pessoas utilizarão óculos de realidade virtual e cadeiras giratórias para assistir a um filme sobre o Antropoceno, teoria defendida pelo Museu para época geológica em que vivemos, fortemente impactada pela ação direta do homem.

 

Com os óculos de realidade virtual, o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre o Antropoceno, que no Museu do Amanhã é o momento central da Exposição Principal. Antropoceno é um termo formulado por Paul Crutzen, Prêmio Nobel de Química de 1995. O prefixo grego “antropo” significa humano; e o sufixo “ceno” denota as eras geológicas. No Museu, essa área é atualizada periodicamente a partir de um rico conteúdo científico com o intuito de promover melhor compreensão dos processos históricos que nos levaram, de cerca de 5 milhões de Homo sapiens há aproximadamente 12 mil anos, aos 7 bilhões de indivíduos que somos hoje.

 

Na atração apresentada em Brasília, grupos de 15 visitantes podem participar por vez  da experiência, que apresentará um vídeo de dez minutos, dividido em duas partes: um conteúdo que fala sobre a situação das águas no planeta e o filme exibido na área do Antropoceno, uma das áreas da Exposição Principal do Museu. Do lado de fora do Cubo, outro filme apresentará o Museu do Amanhã a todos os visitantes do 8º Fórum Mundial da Água.

 

Além do Cubo da Matéria, o Museu do Amanhã também atua no Fórum com participação ativa no Painel Especial – Pacto Global para o Meio Ambiente, que discute a adoção de posições comuns e princípios que orientem os esforços para proteger e preservar o meio ambiente em âmbito mundial. O presidente do Museu do Amanhã, Ricardo Piquet participa do painel que acontece no dia 21 de março a partir das 14:30h, com a condução do Secretário Geral da OEA, Luis Almagro, com a presença de Yann Aguila, presidente da comissão de meio-ambiente do Clube de Juristas da França, da ex-ministra do meio-ambiente Marina Silva, do diretor departamento de sustentabilidade ambiental do Ministério das Relações Exteriores, Reinaldo Salgado, entre outras autoridades do setor.

 

Ficha Técnica

 

Curadoria: Leonardo Menezes e Luiz Alberto Oliveira
Roteiro da experiência VR: Leonardo Menezes
Textos: Eduardo Carvalho, Emanuel Alencar e Sabrina Macedo
Pesquisa: Davi Bonela
Design: Juliana Montenegro
Produção tecnológica: SuperUber
Cenografia: P&G
Produção: Izabelle Araújo e Leonardo Fróes
Gerente de Educação: Laura Taves
Gerente de Novos Negócios e Projetos: Julianna Guimarães
Coordenadora de atendimento: Rosimar Silva
Estagiária: Thais Gesteira

 

Publicado em 19/03/2018