IDG ganha medalha do Grands Prix por exposição do Museu do Amanhã

A exposição “Pratodomundo – Comida para 10 bilhões” ganhou a medalha de bronze do Grands Prix (antigo International Design & Communication Awards - IDCA) na categoria Design de Exposições Temporárias. Concebida pela equipe de conteúdo do IDG no Museu do Amanhã, a exposição já recebeu quase 70 mil visitantes em apenas dois meses e meio. O prêmio é entregue às iniciativas mais inovadoras e criativas de museus e centros culturais pelo mundo.

 

Concorreram com o museu exposições temporárias de toda parte do mundo. O segundo lugar foi para o Museu de Ciências Naturais de Bruxelas, com Teddy and Bear e o primeiro lugar foi para o Museu de Belas Artes de Boston, com a exposição Gender Bending Fashion.  

 

“Ter sido reconhecido pela premiação do Grands Prix só traz reconhecimento para a qualidade do trabalho feito pela equipe, atesta a continuidade do trabalho realizado desde a inauguração e indica que estamos seguindo no caminho de excelência para as exposições e a programação de um museu de ciências que é focado nos desafios para o futuro. É uma alegria ter esse reconhecimento, pouco mais de um mês depois da abertura da exposição”, comemora Leonardo Menezes, curador da exposição e gerente de Conteúdo do IDG no Museu do Amanhã.

 

Inaugurada em 12 de abril no Museu do Amanhã, “Pratodomundo” parte da pergunta sobre como vamos alimentar 10 bilhões de pessoas, o número estimado da população mundial na década de 2050, com diversidade na produção, respeito ao meio ambiente e qualidade nutricional. A exposição apresenta os desafios das mudanças climáticas, a redução da biodiversidade, extremos como a fome e a obesidade e a distribuição desigual dos alimentos, e também pretende levar o público a conhecer e refletir sobre possíveis soluções, como o cultivo em regiões pouco exploradas (tundra, oceanos e desertos), além do consumo de alimentos como algas, insetos e plantas, criando um diálogo com vários temas tratados no Museu.