Conheça as práticas de acessibilidade do IDG

Num mundo diverso e numa sociedade plural, a acessibilidade é item fundamental de inclusão e um direito de todos. Nos equipamentos culturais geridos pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão, ela está presente como política, eixo temático das programações e na contratação e formação constante de colaboradores.

 

No Paço do Frevo, além da acessibilidade no mobiliário e nos espaços expositivos, são feitas parcerias com diversas instituições, como a Universidade Federal de Pernambuco, por meio da qual foi realizado o Curso de LIBRAS para Educadores de Museus. No Museu do Amanhã, toda exposição ou projeto já nasce com a premissa de contemplar a acessibilidade. Neste mês de julho, em parceria com a Shell, o Museu passou a oferecer carrinhos elétricos, um deles adaptado para cadeirantes, para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Os veículos circulam pelas principais entradas do museu e funcionam de terça a domingo, das 10h às 18h. As viagens são gratuitas e vão acontecer de acordo com a demanda de passageiros, mas pessoas idosas e com dificuldades de locomoção terão prioridade.

 

Nos dois equipamentos, há pisos e maquetes táteis, rampas, cadeira de rodas, elevadores, fraldários, banheiros adaptados e sinalização universal. O programa de educação de cada um contempla atividades para pessoas com deficiência e suas famílias. No Museu do Amanhã, as visitas mediadas para grupos escolares e não escolares são pautadas pela diversidade e inclusão. São feitas também visitadas mediadas em libras. O Paço do Frevo foi um dos articuladores do Fórum Permanente de Museus Acessíveis, que por dois anos realizou formações e debates acerca da acessibilidade, integrando museus e instituições de apoio à pessoa com deficiência, como a APEC (Associação Pernambucana de Cegos).

 

"No Paço, todas as equipes participam periodicamente de ações formativas ligadas à acessibilidade, o que faz do Paço do Frevo um espaço museal inclusivo em construção, buscando tornar os patrimônios mais próximos das pessoas, para concretizar o significado da cidadania", afirma Geisa Patrício, gerente institucional do Paço do Frevo.

 

Os dois equipamentos também promovem eventos e atividades em datas importantes, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No Paço, este ano foi feita uma exposição de brinquedos para crianças autistas, seguida de debate. No Museu do Amanhã, houve uma semana de programação, com agendamento de visitas para crianças autistas e suas famílias. Nesses dias, a iluminação e sonoridades da exposição principal são adaptadas. Toda quarta-feira, o museu também agenda visitas especiais para esse público.