Paço do Frevo e Museu do Amanhã criam série de debates sobre museus

 

Como os museus estão atravessando a crise do coronavírus? Quais os desafios que vão enfrentar no fim da pandemia? Para refletir e debater sobre caminhos e alternativas para o campo museal durante e depois da quarentena, o IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão) criou o programa Conexões Museais, numa parceria entre os dois equipamentos geridos pelo Instituto: O Paço do Frevo e o Museu do Amanhã. O objetivo é convidar profissionais da área e dialogar com instituições de todo o país, trazendo para a cena experiências e propostas diversas que possam enriquecer o conhecimento e o compartilhamento de saberes.

 

"Já havíamos feito outras colaborações entre as instituições, mas o Conexões é uma busca por oferecer um espaço de formação e reflexão colaborativa, inclusive procurando, a partir desta edição, que este espaço seja permanente, com outros temas e participantes, e integrando ainda mais todas as regiões do Brasil. A ideia é, a partir de um espaço virtual de debates, fazer com que temáticas ligadas a museus sejam pensadas a partir da diversidade de realidades que o Brasil abarca, ao mesmo tempo em que sejam estimulados pensamentos, soluções e proposições colaborativos”, diz Nicole Costa, gerente-geral do Paço do Frevo.

 

Museólogos, educadores e outros profissionais de instituições culturais estão convidados a participar do primeiro encontro virtual do programa, que reunirá Bruno Brulon, presidente do ICOFOM (Conselho Internacional de Museologia), doutor em Antropologia e História, e professor da Escola de Museologia da UNIRIO, e Gleyce Kelly Heitor, educadora e pesquisadora, doutoranda em história social da cultura pela PUC-Rio. O bate-papo integra a programação da Semana dos Museus e vai acontecer no dia 18 de maio, às 15h. A participação será on-line e você pode se inscrever aqui.