Entre Museus ganha versão virtual 

 

Com as instituições culturais fechadas devido à pandemia de Covid-19, o Museu do Amanhã lançou nesta semana a versão virtual do “Entre Museus”, programa que leva estudantes da Zona Portuária a conhecer os museus da cidade do Rio de Janeiro. Assim, o “Entre Museus Hoje”, em parceria com a Engie, surge como uma alternativa para reforçar o compromisso dos museus com os seus públicos, mesmo em um período de visitação interrompida.

 

O projeto tem o objetivo de levar “pílulas de conteúdo” audiovisuais — vídeos gravados — com destaque para os acervos e conteúdos do Museu do Amanhã e de alguns museus parceiros. “Já levamos milhares de estudantes da rede pública para conhecer 21 museus parceiros e conhecer melhor a cidade. A cidade que existe entre eles, já que o percurso também faz parte do programa. No modo virtual, ampliaremos o público e os museus parceiros, ampliando esse mapa de conhecimento e descoberta para os jovens”, diz Laura Taves, consultora de conteúdo do IDG.

 

O Entre Museus tem o objetivo de formar novos públicos, ampliar o acesso e incentivar o fortalecimento dos laços entre visitantes e museus. O projeto promove visitas mediadas ao Museu do Amanhã e a outros 21 equipamentos culturais do Rio de Janeiro, estimulando que os jovens experimentem, ocupem e circulem pela própria cidade. Nas duas primeiras edições, em 2018 e 2019, beneficiou mais de dois mil estudantes da região portuária.

 

Os vídeos já estão sendo publicados no IGTV do Museu do Amanhã no Instagram.