Consórcio com IDG ganha leilão de Forte em Fernando de Noronha

 

O consórcio formado por IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), Dix Empreendimentos e Pentágono Investimentos venceu o leilão para escolha do futuro gestor do Forte de Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha. O Forte é tombado pelo Ipahn e é o maior entre as 11 fortificações existentes na ilha. Ele foi reformado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e será aberto ao público assim que se completarem as etapas determinadas pelo edital.

 

"Ficamos muito felizes com a notícia. É uma oportunidade de entregar para os moradores de Noronha e para os turistas que frequentam a ilha um complexo cultural e arquitetônico que resgata parte da nossa História", conta o diretor-presidente do IDG, Ricardo Piquet. "Nosso projeto estará respeitosamente integrado à questão da preservação ambiental, assunto tão caro a todos que amam Fernando de Noronha. Nosso histórico na gestão de outros equipamentos deixa clara nossa preocupação com a História, a cultura e o meio ambiente.

 

"Temos seis meses para apresentar um projeto museológico ao Iphan, mas nossa meta é entregar a documentação bem antes desse prazo", diz Manoel Ferreira Neto, da Dix Empreendimentos.

 

"Uma das ideias que queremos desenvolver é a de melhorar a acessibilidade ao forte, construindo um elevador funicular. Porém, é importante lembrar que tudo será avaliado pelo Iphan e pelas autoridades de preservação ambiental", destaca Luiz Priori, da Pentágono Investimentos.

 

O edital prevê a cessão da gestão do forte pelo período de 10 anos, dentro de rigorosos parâmetros de uso. Entre as obrigações do consórcio estão a de realizar atividades culturais, como exposições, apresentações de artes cênicas – teatro e dança –, concertos e outros. O grupo vencedor do leilão avalia incluir na programação atividades sócio-educacionais voltadas para o público infantil. Além de instalar no local estruturas de alimentação para atender aos visitantes. A população noronhense terá livre acesso ao local.

 

O Forte de Nossa Senhora dos Remédios foi construído sobre as ruínas de uma antiga posição holandesa, abandonada após a capitulação do Campo do Taborda (Recife), em 1654. Foi um importante ponto de apoio às embarcações portuguesas no período auge das rotas de açúcar e ouro do Brasil para Portugal. Ele tem cerca de 6.300 m² e fica 45 metros acima do nível do mar, sobre uma colina, entre o Porto de Santo Antônio e a Praia do Cachorro.

 

Foto de Ze Paulo Gasparotto no Unsplash