Museu do Amanhã vence prêmio internacional do Icom

O Museu do Amanhã venceu o prêmio de melhor filme ou vídeo do Festival de Produções Audiovisuais e Inovadoras de Mídias Museológicas, organizado pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (25) durante a 26ª Conferência Geral do Icom, em Praga, na República Tcheca.

 

O vídeo The Digital Transformation during a epidemic lock-down (Transformação Digital durante um lock-down epidêmico) foi escolhido pelos jurados pela relevância do conteúdo e por ser uma produção que narra o processo de mudança do museu para continuar levando aos públicos informação e conteúdo apesar do isolamento. A educação, além da transferência de conhecimento, e a cooperação com o público no trabalho museológico também foram critérios para a escolha. 

 

“Ganhar o prêmio é celebrar o alcance do trabalho em conjunto da equipe. Vibramos todos. O melhor resultado é ter conseguido levar a um público ampliado nossa programação on-line, mantendo nossa relação com as pessoas mesmo durante um período tão duro quanto o isolamento” afirma Maria Garibaldi, diretora executiva do Museu do Amanhã.

 

Sob o comando do IDG, o Museu do Amanhã se reinventou durante a pandemia e buscou soluções para continuar levando conteúdos de qualidade ao público, mesmo no período de restrições da pandemia. Em um ano, foram produzidas mais de 80 horas de programação on-line. Como resultado, o canal oficial no YouTube obteve um crescimento de 207% e atingiu mais de 270 mil visualizações. Além do impacto nas redes, o Museu conseguiu ampliar o alcance e atrair público de diversas partes do mundo.