Museu do Amanhã realiza Revide! Movimentos Para Imaginar Amanhãs

De 11 a 13 de novembro, o Museu do Amanhã realiza o Festival Revide! - Movimentos Para Imaginar Amanhãs, um convite para que o público debata a emergência planetária sob uma perspectiva de soluções possíveis. Estão programadas a abertura de uma nova exposição, rodas de conversas para refletir sobre práticas inspiradoras capazes de contribuir para a construção de um futuro mais sustentável, além de uma instalação performática  e atrações musicais, que levam as temáticas abordadas para o campo da emoção.
 

O evento contará com uma programação de encontros musicais inéditos, com curadoria da cantora e compositora Anelis Assumpção. Os shows extrapolam o ambiente do Museu, reverberando também na Praça Mauá. Entre as atrações musicais já confirmadas estão Rincon Sapiência, que convida Brisa Flow e Kaê Guajajara; Anelis Assumpção, convidando Tulipa Ruiz, Jup do Bairro e Malka, além de Larissa Luz, que participa do show do Ilú Obá de Min com Djuena Tikuna; Banda Black Rio, que convida Tássia Reis; e ainda Juçara Marçal, trazendo Edgar e Jéssica Caitano. A agenda também conta com a participação de DJs como Marta Supernova, Lys Ventura e Glau Tavares

 

O festival traz também uma palestra de abertura e cinco rodas de conversa, para trocas de perspectivas sobre a crise climática, o racismo ambiental e o modelo econômico que esgota a natureza. No dia 11, às 16h, a escritora Conceição Evaristo, expoente da literatura brasileira, conduz uma palestra que falará sobre a importância e o poder do tempo e da ancestralidade como instrumentos de concretização da liberdade de representar a si própria e a troca de conhecimento a partir das comunidades que mais sofrem os impactos do modelo hegemônico e extrativista de desenvolvimento. 

 

Durante os três dias do Festival, a artista Sallisa Rosa se dedica à criação de um espaço metamorfósico com uma instalação performática de longa duração intitulada “Casulo”. Já no primeiro dia, às 17h30, o público poderá conferir uma ação performativa com participação de Tapixi Guajajara. A curadoria da performance é da artista plástica, escritora e psicóloga Castiel Vitorino.

 

Para completar a programação, o Museu do Amanhã contará ainda com a abertura da exposição Nhande Marandu - Uma história de etnomídia indígena que traça um panorama da comunicação dos povos indígenas, mostrando suas expressões no passado e como está atualmente com o uso de tecnologias digitais, sem que isso signifique perder o que marca suas identidades. A mostra, realizada pelo Laboratório de Atividades do Amanhã - LAA, conta com a curadoria de Anápuáka Tupinambá, Takumã Kuikuro, Trudruá Dorrico e Sandra Benites e reunirá fotos, programas de tv, filmes, artes visuais, acervos de rádios e livros, que trazem os próprios indígenas como sujeitos comunicacionais.

 

A mostra será tema da roda de diálogo Etnomídia Indígena que acontece no dia 12 de novembro, às 14h, reunindo a rapper Katú Mirim e Anápuàka Tupinambá, fundador da primeira rádio indígena brasileira, com mediação da ativista dos Diretos Humanos Artemisa Xakriabá. O Laboratório de Atividades do Amanhã é apresentado pelo Santander.

 

O Festival Revide! Movimentos Para Imaginar Amanhãs tem patrocínio master da Volvo, patrocínio da ArcelorMittal e EMS, além do apoio da Aegea/Águas do Rio. 

 

Confira a programação no site e redes sociais do Museu do Amanhã.

Facebook
Instagram