‘Chegou Fim de Semana’ transforma o Museu das Favelas com instalação aquática

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão do IDG, apresenta "Chegou Fim de Semana". Destinada ao público infantil, a iniciativa-  com ativações nos dias 10 e 16 de dezembro, e 6, 13, 20 e 27 de janeiro de 2024, das 14h às 16h-  transformará o equipamento cultural com a instalação de caixas d'águas, proporcionando não apenas diversão, mas também estimulando reflexões importantes: quais são as formas de diversão que a periferia tem acesso? Como a divisão de classe interfere na qualidade de vida de cada um?

 

Partindo desses temas, a artista e fotógrafa Daniela Machado, em colaboração com a curadora e jornalista Carolina Lauriano, são as responsáveis por trazer à vida visual o espírito da proposta, referenciando a icônica letra da música "Fim de Semana no Parque", dos Racionais MC’s. A composição, que começa com uma narrativa do que parece ser um fim de semana comum, logo vai em uma crescente de denúncias e apontamentos sobre direitos e acessos da parcela mais vulnerável da população da cidade. De maneira similar à poesia do rap, o projeto destaca essas contradições de lazer enfrentadas por jovens de diferentes cenários econômicos.

 

A proposta, realizada pela artista, nasce após a parceria entre o Museu das Favelas e a ASP, Associação dirigida por Daniela e Carollina Lauriano, por meio dos projetos Refúgio e Expresso, que desde agosto possibilita o acesso de jovens de periferias por meio da exposição "O Equilíbrio dos Barrancos" e, ainda, da realização de programação semanal com oficinas de arte. A continuidade dessa parceria representa o compromisso da instituição em dialogar proposições que ampliem o acesso à arte de forma lúdica a esses jovens.

 

“Nasci e fui criada no Capão Redondo, minha adolescência foi atravessada pela extinta FEBEM-SP durante 07 meses de internação, na minha saída recebi o apoio da professora de yoga Márcia de Luca, uma das precursoras do yoga no Brasil, que me apoiou financiando meus estudos até a universidade. Do Capão Redondo à FEBEM, do acesso à educação particular e viagens internacionais, observo a discrepância entre as classes sociais e proponho um novo desenho de presente e de futuro com os projetos de arte que dirijo na ASP ao lado de Carollina Lauriano. Minha proposta é voltada para jovens que vêm da mesma realidade que vim, não desconsiderando as mais diversas camadas. Atualmente trabalho com 40 jovens, em uma sala dentro do Museu das Favelas, eles têm aulas de desenho, pintura, produção musical e aquarela, além de estarem em cartaz com a exposição "Equilíbrio dos Barrancos". Pensando no período de férias e o que esses jovens farão, proponho essa atividade somada à reflexão”, complementa Daniela Machado.

 

Nela, para além de um objeto artístico, o Museu se transforma em um espaço de acolhimento - não somente intelectual, mas também lúdico.

 

SERVIÇO

Instalação “Chegou fim de semana”

Dias: 10 e 16 de dezembro. 6, 13, 20 e 27 de janeiro de 2024.

Horário: 14:00 às 16:00 Entrada: Gratuita

Endereço: Rua Guaianases, 1024 - Campos Elíseos, São Paulo - SP