Françoise Vergés e Erica Malunguinho debatem cultura, feminismo e decolonialidade no Museu do Amanhã

No dia 10 de outubro, às 19h, o Museu do Amanhã reunirá a cientista política, historiadora, ativista e especialista em estudos pós-coloniais, Françoise Vergés, e a educadora, artista plástica e primeira deputada trans eleita no Brasil, Erica Malunguinho, em uma roda de conversa para refletir sobre as novas formas de pensar questões de gênero, cultura e feminismo. O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte do programa  “Encontros Para o Amanhã”, que tem o apoio da Embaixada da França no Brasil e traz especialistas, lideranças e influências para debater temas que impactam o futuro. Os ingressos já podem ser retirados pelo site da Sympla e as vagas são limitadas. 

 

Sob o tema “Desordens de gênero e cultura”, as convidadas vão refletir junto ao público sobre os processos de descolonização imaginários. As duas vão traçar um panorama entre cultura, feminismo e decolonialidade, que se cruzam como ferramentas na construção de um novo marco civilizatório para o futuro. Esta edição é um esquenta do Festival Mulheres do Mundo WOW Rio, que ocorre entre os dias 27 e 29 de outubro  no Museu do Amanhã.

 

“Trazer Françoise e Erica para um debate no Museu do Amanhã é uma oportunidade única de aprender e amplificar fundamentos do pensamento decolonial. É nosso papel e nosso desejo promover cada vez mais ações e atividades que despertem mudanças na sociedade, transformações no presente que materializem os amanhãs que desejamos ”, destaca Bruna Baffa, diretora-geral do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Após a conversa, o público poderá  participar da sessão de autógrafos dos livros: “Um feminismo decolonial”, “Uma teoria feminista da violência” e “Decolonizar o museu -Programa de desordem absoluta”, obras de Françoise publicadas pela editora Ubu, parceira nesta edição do Encontros para o Amanhã.