Museu das Favelas anuncia programação especial de Dia das Mães em maio

A programação de maio do Museu das Favelas, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo sob gestão do IDG, começa com programação especial de Dia das Mães. No sábado (13), terá espaço dedicado ao autocuidado, com massagem, manicure e troca de experiências com empreendedoras que trabalham com o tema. No jardim do Museu, um espaço lúdico para as crianças se divertirem.

 

Ainda no dia 13, Papo Reto com Tinna Rios: uma roda de conversa com a comunicóloga, influenciadora digital e mulher negra que trará outros pontos de vista sobre o processo de abolição da escravatura, datado de 13 de maio de 1888, numa abordagem que entrelaça a histórias, as mulheres e os dias atuais.

 

Nos domingos 14 e 28, às 11h, educadores do Museu, Wevs e Isart, apresentam a contação de histórias “De passinho em passinho”, que propõe um aprendizado de diferentes danças e ritmos por meio de práticas lúdicas em percurso pelos diferentes espaços do Museu. A história é contada em Libras e Português, de forma que o corpo fale junto e aprenda a ser mais acessível pelo tato, pela visualidade e pela audição. A ideia é alcançar diferentes sentidos para os mais variados públicos, sobretudo as crianças. 

 

Dia 18, Priscilla Fenics e Vanderson Santos, coordenadora e analista de comunicação do Museu das Favelas, respectivamente, ministrarão a oficina online “Comunicação em Museus: como a produção de conteúdo pode contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)". O programa reflete sobre a produção de conteúdo enquanto ferramenta potente para contribuir com a consciência coletiva em apoio aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU) e no combate às fake news, buscando apresentar estratégias práticas para auxiliar no desenvolvimento desses conteúdos e no relacionamento com o público, partindo das experiências do Museu das Favelas. A oficina faz parte dos eventos da 21º Semana de Museus, que traz como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar” e a importância da sustentabilidade ambiental, social e econômica dos museus, assim como o bem-estar dos visitantes e das comunidades envolvidas. Os interessados deverão se inscrever previamente por meio deste formulário.

 

Helena Silvestre, escritora e criadora do podcast "Flecha no ar - Cochichos de amor e outras alquimias", lançará, no dia 20, o livro “Cochichos de amor e outras alquimias”. O evento de lançamento terá uma roda de conversa com Romã, Cleydson Catarina e Andrea Arruda.

 

Dia 25, o educativo apresenta “Mediação Virtual - Artistas Periféricos”, encontros virtuais que propõem o pensamento acerca da produção de artistas periféricos em suas múltiplas expressões. Nos dois primeiros encontros (o segundo no dia 01/06), propõe-se a leitura de imagem como um fio condutor no diálogo entre o público e as obras de artistas periféricos que se expressam através da pintura. As inscrições são limitadas, e poderão ser realizadas pelo site.

 

No dia 27, ocorrerá mais uma edição do “Mulheres: Raça, Classe e Negócios”, ação apresentada pela Unilever. A convidada da vez é Igi Ayedun, artista autodidata, diretora e fundadora da galeria/residência HOA e do MJOURNAL. A iniciativa propõe um espaço de conexão para mulheres empreendedoras do Brasil, de modo que, através desta iniciativa, sua voz ecoe ao maior número de mulheres que estejam desenvolvendo projetos ou produtos de modo a atendê-las em suas especificidades, sobretudo no que tange à desigualdade e à escassez de oportunidades. A conversa acontecerá às 11h, no Auditório Estouro, com capacidade para 50 pessoas. As inscrições devem ser realizadas antecipadamente. 

 

A programação do “Mulheres: Raça, Classe e Negócios” segue até o dia 03 de junho, quando receberá Bê Paiva, empreendedor afroindígena, cria da favela do Arranca Toco na comunidade de Beberibe (PE) e fundador da tapiocaria TupiOcas Brasil Gourmet. Durante os dias 13 e 14/05, TupiOcas estará presente no Museu com tapiocas doces, salgadas, de opções veganas e vegetarianas, e massas saborizadas.

 

Por fim, no dia 28, terá o lançamento do projeto Lajota, apresentando os trabalhos de WebComics realizados pelo O Corre Coletivo, formado por artistas periféricos que, em residência no Museu entre os meses de março e abril deste ano, produziram novos trabalhos nas oficinas lá realizadas.

 

O Museu das Favelas segue com ações nas Fábricas de Cultura, nas unidades do Itaim Paulista (21) e Parque Belém (28/05).

 

Confira a programação completa no site e redes sociais do Museu das Favelas

 

Facebook: www.facebook.com/museudasfavelas

 

Instagram: www.instagram.com/museudasfavelas

 

Linkedin: www.linkedin.com/company/museudasfavelas

 

Site: www.museudasfavelas.org.br