Museu das Favelas anuncia projeto de incentivo ao consumo consciente e aproveitamento integral de alimentos

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo sob gestão do IDG, anuncia, com patrocínio da rede Extra, por meio do Instituto GPA, o projeto Xepa: Favela, Comida e Sustentabilidade. Com o objetivo de incentivar o consumo consciente de alimentos saudáveis e o preparo de refeições sustentáveis nos territórios periféricos brasileiros, a ação - completamente gratuita - vai até 5 de novembro, sempre aos domingos, às 11h, no Auditório Estouro. Para participar, os interessados devem se inscrever previamente no site do Museu das Favelas.

 

Ao todo serão seis encontros com convidados especialistas nos temas que guiarão conversas e aulas culinárias demonstrativas pensadas para ensinar, sobretudo, como aproveitar todos os alimentos de maneira integral. Durante essas palestras, que terão capacidade para 50 participantes, serão abordadas, também, pautas como a memória afetiva da culinária, os saberes ancestrais da terra, a alimentação infantil, a gastronomia afro-brasileira e o sagrado, além de apontar para outros caminhos possíveis por meio do vegetarianismo e a cozinha do corre de quem luta contra a fome.

 

 “A fome e a insegurança alimentar ainda são problemas no nosso país e nas favelas, vilas e periferias onde há mais impacto. Esse projeto insere-se nos pilares do Museu das Favelas de trabalhar com as ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável), pautado em políticas antirracistas, de equidade e fortalecimento do empreendedorismo social", comenta Carla Zulu, coordenadora de Relações Institucionais e do Centro de Empreendedorismo do Museu das Favelas.

 

Christiane Cruz Citrângulo, diretora de Marketing do GPA, grupo controlador do Extra, comenta a importância da rede em ser um apoiador do projeto. "O Extra defende a importância de proporcionar a todos o acesso a bons alimentos por um valor justo. Estar patrocinando esse projeto do Museu das Favelas é muito significativo e reforça o quanto a marca se importa com a acessibilidade em prol de uma alimentação segura, saudável e cada vez mais sustentável".

 

De acordo com Renata Amaral, Gerente de Sustentabilidade do GPA e do Instituto GPA, o combate ao desperdício de alimentos é uma temática prioritária dentro da companhia. “A parceria com o Museu das Favelas faz parte de um programa contínuo desenvolvido no GPA em prol da redução do desperdício de alimentos, que abarca desde o abastecimento das lojas até a sensibilização do consumidor. Temos como propósito alimentar sonhos e vidas e, projetos como esse, reforçam que estamos no caminho certo”, destaca.

 

SERVIÇO

XEPA: FAVELA, COMIDA E SUSTENTABILIDADE

As inscrições são gratuitas Para participar das atividades, é preciso realizar inscrição prévia para cada um dos encontros. As vagas são limitadas. Os encontros serão transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube do Museu das Favelas. Intérprete em libras.

 

Confira a programação completa no site do Museu das Favelas