Museu das Favelas divulga programação de julho

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta sua programação de julho, já em clima de férias, celebrando em suas atividades o mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

 

Para animar o período de férias, o Museu das Favelas realizará mais uma edição do evento "Di Quebradinha". Durante toda a temporada, a Caravana Lúdica de Jogos do Mundo, reconhecida por sua importante pesquisa em jogos tradicionais, estará presente para convidar o público a brincar e interagir entre si, utilizando apenas projetos construídos com madeira reutilizada. As rodadas de jogos ocorrerão aos domingos, das 14h às 17h. Entre os dias 11 e 21 de julho, com exceção da segunda-feira, haverá duas rodadas diárias, das 10h às 12h e das 14h às 16h. 

 

Com o objetivo de promover uma conexão única e lúdica entre as pessoas, especialmente pais, mães e crianças, serão realizadas contações de histórias - com Wevs e Isart - nos dias 9 e 23 de julho. Intitulada "De Passinho em Passinho", a oficina conduzirá os participantes por diferentes espaços do museu, proporcionando aprendizado por meio de danças e ritmos. A história será contada em libras e português, incentivando a comunicação corporal e a acessibilidade tátil, visual e auditiva.

 

Nas quintas-feiras, 13 e 20, ocorrerão as mediações virtuais "Artistas Periféricos". Nesses encontros, Kissy Luan, educadora do Museu promoverá reflexões sobre a relação entre arte e periferia, destacando exemplos de coletivos, artistas e poetas da comunidade, a fim de explorar a construção de narrativas poéticas e as possibilidades de ocupação de territórios por meio do corpo e do trabalho artístico. 

 

No dia 15, o Museu promove a Festa Julina, integrando a emblemática iniciativa, que ocorre todo segundo sábado do mês, "Festa de Favela". Nessa ocasião, também será realizado o lançamento de cinco títulos inéditos dos autores Márcio Costa, Capitu, Shirley Pereira, Rodrigo Mendonça e Daniel Zóia, fruto de uma parceria entre o Museu das Favelas e a Câmara Periférica do Livro - Editora e Selos Editoriais das Periferias de São Paulo. 

 

Acontece também o lançamento da exposição virtual Favela-Raiz, uma ocupação manifesto A exposição temporária Favela-Raiz foi transportada para o ambiente virtual e é destaque do dia. Agora, a mostra poderá ser apreciada pela plataforma Google Arts and Culture em todo o mundo. A ocupação manifesto, que marcou a abertura do Museu das Favelas em 25 de novembro de 2022, é composta em cinco partes - três internas e duas externas -, como símbolo de saudação às tradições, à ancestralidade, à maternidade, aos abrigos materiais e afetivos que envolvem os habitantes da favela e tudo o que ali foi semeado colhido. 

 

"A exposição virtual do Google Arts and Culture é uma excelente oportunidade para que pessoas que não podem visitar presencialmente o Museu das Favelas conheçam as obras da sua primeira exposição temporária, a "Ocupação manifesto: Favela-Raíz". Ao invés de descrevermos para esse público o que está exposto no Museu, agora podemos demonstrar através de fotos, vídeos, além de dar maior visibilidade aos diferentes artistas, das variadas linguagens, que compõem a exposição. Isso é excelente, principalmente para as pessoas que estão em outros Estados e até em outros países, já que a exposição também está inteiramente disponível em inglês", destaca Renata Furtado, coordenadora do Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca das Favelas (CRIA). 

 

No sábado (22), a sala com a instalação Visão Periférica recebe a estreia de “O Baile tá ON” com mediação do educador Fabin Santin. O evento, agendado para às 15h, consistirá em uma conversa e pocket show com Tonyyymon, multiartista da favela do Jacó, na Zona Leste, que traz uma linguagem urbana e contemporânea em seu trabalho. O “O Baile tá ON”, bate-papo para a ativação dos espaços expositivos do Museu das Favelas, chega para mostrar outras perspectivas das obras ali expostas e como elas podem criar diálogos com artistas contemporâneos. 

 

Como ativação do Festival Latinidades, o Museu das Favelas recebe o "Fórum Estadual de Mulheres no Hip Hop". Com realização programada para o dia 23 de julho, das 10h às 18h, na Sala Multiuso e no Jardim, iniciativa propõe debates, oficinas e rodas de conversa. 

 

Na sexta-feira (28), a pesquisadora Lívia Lima da Silva marca presença na primeira edição do "Pesquisa de Cria", que visa incentivar a produção acadêmica de estudantes de quebradas, periferias e favelas de São Paulo. Organizado pelo Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca (CRIA) do Museu das Favelas, o intuito é promover encontros mensais para que estes jovens pesquisadores apresentem seus trabalhos, completos ou em curso, para pares e o público interessado. O primeiro encontro conta com a presença de Lívia Lima da Silva, que vai apresentar a pesquisa "A literatura fora do lugar: a constituição de poetas e escritores nos saraus das periferias de São Paulo". Lívia Lima é jornalista e mestre em Estudos Culturais. Foi repórter, editora e uma das fundadoras da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, onde atualmente é consultora editorial. Também é co-fundadora e diretora institucional do Nós, mulheres da periferia. 

 

A dissertação de mestrado apresenta a investigação de processos que estão na origem do envolvimento de sujeitos de grupos culturais de literatura nas periferias da cidade de São Paulo. 

 

No sábado (29), ocorrerá a roda de conversa Papo Reto com Danielle Almeida, consultora especializada em diversidade e inclusão na América Latina e Caribe. A proposta do debate é conversar sobre a relação das questões raciais, de classe, gênero e sexualidade na região da América Latina e Caribe. 

 

Com a proposta de manter o Museu em movimento, uma grande novidade, também, é a ativação expositiva do Museu das Favelas na primeira convenção nerd das quebradas, a PerifaCon, que acontece no dia 30 de julho, de 10h às 22h. Os visitantes encontrarão, no segundo andar do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, a exposição que consiste em painéis que trazem textos, vídeos, imagens e poesias sobre o processo de criação do Museu das Favelas. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas através do site https://ingressos.btix.app/perifacon-2023