Museu das Favelas inaugura nova exposição em agosto

O Museu das Favelas- instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão do IDG-  inicia o  mês levando todos os olhares para a periferia. Já está em cartaz  a exposição ‘O Equilíbrio dos Barrancos’, da Associação dos Artistas e Produtores do Centro (ASP) com o programa “Projeto Refúgio”. A mostra exibe mais de 50 trabalhos artísticos de pintura de mais de 30 jovens artistas que participam do Projeto, e que expressa o reconhecimento desses jovens que se encontram em alguma situação de vulnerabilidade, exercendo o direito de ocupar posições de protagonismo dentro de espaços institucionais. Segue em cartaz até primeiro de outubro. 

 

Com o objetivo de promover uma experiência de ressocialização para jovens egressos, o Museu das Favelas oferece a oficina “Crochê de Quebrada”, ministrado pelo Coletivo Artesanato Chave. A proposta, que acontecerá nas quartas-feiras do mês de agosto, nos dias 2, 9, 16 e 23, das 14h às 16h, dará aos participantes o aprendizado básico para técnica de confecção de bonés e chapéus. 

 

Nos sábados, 5, 12, 19 e 26 de agosto, das 11h às 13h, acontece no Auditório Estouro a Jornada Empreendedora. Ministrado pela empreendedora Gisele Rocha, o projeto desenvolve o conhecimento em gestão de negócios e finanças para agentes periféricos. Já entre as 14h e 16h, o auditório recebe a Jornada Audiovisual, iniciativa que procura o desenvolvimento em técnicas de cinema e fotografia para agentes periféricos. A jornada é conduziada pelo diretor criativo Iago Félix

 

No sábado (5), o Museu  promove o bate-papo com as escritoras Cristiane Sobral, Dri Reverso e Dinha para a promoção do lançamento de seus respectivos livros: "Caixa Preta", "Eu não sei nadar" e "De passagem mas não a passeio". A iniciativa contará com música ao vivo edará a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o coletivo Me Parió Revolução e suas escritoras, além da venda de livros. 

 

 A fim de promover uma conexão única e lúdica entre as pessoas, especialmente pais, mães e crianças, no domingo (6), serão realizadas contações de histórias - com Wevs e Isart. Intitulada "De Passinho em Passinho", a oficina conduzirá os participantes por diferentes espaços do museu, proporcionando aprendizado por meio de danças e ritmos. A história será contada em libras e português, incentivando a comunicação corporal e a acessibilidade tátil, visual e auditiva. 

 

No sábado, 12 de agosto, acontece a terceira edição da Festa da Favela, o evento acontece no segundo sábado de cada mês. Com início às 11h, esta edição tem como tema o Dia Internacional da Juventude e promove no jardim do Museu discotecagem, feira de empreendedorismo e o Sarau Suburbano Convicto. No final de semana seguinte, também no sábado (19), às 15h, a Sala Visão Periférica, recebe a segunda edição de “O Baile ta On”, com a participação dos artistas Ana Be e Levi Keaniata. A atividade consiste numa ativação de espaços expositivos do Museu das Favelas e funcionará como uma conversa-pocket show, com os artistas musicais, mediado pelo núcleo de educação da instituição. No mesmo horário, na Biblioteca do Museu das Favelas, ocorre o lançamento do livro "A favela dominante: ensaio sobre o modelo periférico", do escritor e pesquisador em gestões educacionais Renê Barbosa. O evento contará com venda da obra, além da discussão do autor com o público sobre a trajetória para construção do livro. 

 

Já na última sexta-feira do mês (25), às 17h, acontece o “Pesquisa de cria”, com as organizações: Rede Conhecimento Social e Juventudes Potentes, que debaterão o tema: “Injustiças Estruturais entre jovens da cidade de São Paulo”. Para essa segunda edição, as pesquisadoras representantes das organizações - Emilly Carvalho e Carla Francischette - apresentarão os dados referentes aos desafios enfrentados pela juventude periférica em relação à educação, trabalho, território e saúde. 

 

Para finalizar a programação especial do mês de agosto, no dia 27, às 14h, o Auditório Estouro recebe o “Favela Projeta”, com participação especial do Sarau Suburbano Convicto. Segue também em cartaz a exposição “Favela-Raiz: Uma Ocupação Manifesto” que, além de estar disponível para visitação no equipamento cultural, pode ser acessada pela plataforma Google Arts and Culture por todo o mundo. 

 

Confira a programação completa em https://www.museudasfavelas.org.br/ 

 

Para grupos maiores de 10 pessoas, o Educativo realiza visitas mediadas por meio de agendamento prévio, via formulário. Agora, as solicitações de agendamento podem ser feitas a partir da primeira terça-feira do mês anterior e permanecem abertas enquanto restarem vagas. Visitas espontâneas também poderão ser guiadas em menores grupos. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail agendamento@museudasfavelas.org.br