Museu das Favelas realiza encontros virtuais sobre o que é "Ser-Favela"

O Museu das Favelas – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo sob gestão do IDG – realiza nesta quarta-feira (10), a partir das 15h, um encontro virtual com a participação de lideranças, artistas, agentes e produtores atuantes nas favelas do país para trocar experiências sobre o que é “Ser Favela”. A programação tem como objetivo reforçar a importância da construção coletiva proposta para o espaço museológico. Os interessados podem participar acessando o canal do Museu no YouTube.

 

Nesta quarta, o tema é “Ser mãe na favela - O que é a maternagem para mulheres favelizadas?”. Participam do encontro Edileusa Maria da Silva, parteira no Museu da Parteira (uma iniciativa que atua na promoção e valorização dos Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais em Pernambuco); Maria Vilani, filósofa, escritora e uma das importantes figuras do bairro do Grajaú, em São Paulo, e Débora Silva, fundadora do Movimento Mães de Maio.

 

Carla Zulu, Coordenadora de Relações Institucionais e porta-voz do Museu das Favelas, é a mediadora do debate. “O ciclo de encontros Ser Favela está sendo uma experiência de vida, de ressignificação e ontologia. É poder entender entre os pares que temos histórias para contar. É um encontro de cultura, mas acima de tudo, uma reconexão ancestral”, diz Carla.

 

Programação se estende até o mês de setembro

 

O ciclo de conversas Ser Favela conta com mais dois encontros confirmados: um no dia 24 de agosto, com o tema “Ser educado na favela - Como as experiências, a afetividade e o repertório periférico podem promover processos educativos potentes dentro e fora do museu” e outro no dia 6 de setembro, com a temática “Ser resistência na favela - Bicentenário da Independência (Agenda Bonifácio) - Resistência, os processos de aquilombamento e a Zona Leste de São Paulo”. Ambos acontecem no canal do Museu no YouTube, a partir das 15h, e contarão com a participação do público.

 

SERVIÇO

SER FAVELA - Troca de Saberes para a Construção do Museu das Favelas

Quarta-feira (10), das 15h às 17h.

Participe em: https://bit.ly/3deLq74

Tradução em Libras

Classificação Indicativa: 10 anos

SAIBA MAIS: Instagram | Facebook